Canoagem Tradicional torna-se Patrimônio Cultural no Pará

Canoagem Tradicional torna-se Patrimônio Cultural no Pará / Foto:  Divulgação Canoagem Tradicional torna-se Patrimônio Cultural no Pará / Foto: Divulgação Belém - Remar nos maiores rios brasileiros, entre eles o Rio Amazonas, o Rio Negro e o Rio Solimões é fato costumeiro para grande parte da população brasileira que nasce, vive e cresce no Norte do Brasil.

Antes de ser reconhecido esporte no país a Canoagem Tradicional sempre foi importante fator cultural do povo ribeirinho da região, fonte do incansável trabalho do presidente da Associação Ecológica de Canoagem e Vela de Belém (AECAVBEL), Evalto Malato, pela valorização da Canoagem Tradicional na região.

Desta forma, a preservação cultural da região motivou o deputado Antônio Rocha (PMDB) a apresentar um projeto de lei que reconhece como Patrimônio Cultural da Natureza Imaterial do Estado do Pará, a Canoagem Tradicional. “São povos que fizeram e fazem a história deste país, como caboclos, indígenas, quilombolas, pantaneiros, entre muitos que se utilizam de canoas de madeira para transporte e suprimentos de suas necessidades”, disse Rocha.

Segundo Evaldo Malato o trabalho de muitos anos vem a cada dia se propagando mais e mais de ponta à ponta no Rio Amazonas. “Nosso principal objetivo é tornar essa modalidade esportiva um dos esportes mais queridos e praticados em nossa região. Esse reconhecimento também é importante no desenvolvimento do esporte, apresentando um projeto na Assembleia Legislativa, onde tomba a canoagem como patrimônio cultural. É mais uma conquista para nosso esporte”, ressaltou.

Além desta última conquista a Canoagem Tradicional possui uma grande quantidade de ações de desenvolvimento esportivo e cultura no Norte do país e para se conhecer mais a respeito deste trabalho basta acessar as informações acerca da modalidade no site da Confederação Brasileira de Canoagem através do link: http://www.cbca.org.br/newcbca/pagina/index/nome/canoagem_tradicional/id/188



Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook