Brasileiros disputam Mundial de Canoagem Slalom de olho em vaga para Londres 2012

Fãs de canoagem e entusiastas de todo o mundo se preparam para acompanhar o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom 2011. Brasileiros lutam por vaga em Londres 2012 / Foto: DivulgaçãoEslováquia - Fãs de canoagem e entusiastas de todo o mundo se preparam para acompanhar o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom 2011, evento que acontece de hoje a domingo na Bratislava, Eslováquia, e será a primeira chance de classificação para os Jogos Olímpicos Londres 2012.

O Brasil participa do evento com os atletas João Vitor Machado (ATOCA - Foz do Iguaçu/PR), Pedro Henrique Gonçalves da Silva (APEN – Piraju/SP), Anderson dos Santos Oliveira (APEN – Piraju/SP), Cássio Petry (ASTECA – Três Coroas/RS), Charles Correa (APEN – Piraju/SP), Leonardo Curcel (ATOCA - Foz do Iguaçu/PR), Poliana Aparecida de Paula (APEN – Piraju/SP) e Ana Sátila Vieira (APC – Primavera do Leste/MT), além dos técnicos Antônio Alves e Ettore Ivaldi, este último técnico italiano contratado recentemente pela Confederação Brasileira de Canoagem para auxiliar no desenvolvimento dos atletas brasileiros.

Mais de 400 atletas de 50 países estão presentes no Centro de Desportos Aquáticos Cunovo, indiscutivelmente um dos melhores canais artificiais de Canoagem Slalom no mundo e que recebe nos próximos dias as estrelas mundiais do esporte, entre eles diversos campeões mundiais e olímpicos.

O Campeonato Mundial definirá até domingo 56 das 82 vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos Londres 2012, sendo as demais 26 vagas distribuídas nos eventos continentais de Canoagem Slalom. Caso os brasileiros não conquistem a vaga já no dificílimo Campeonato Mundial a segunda chance disso acontecer será no Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom, evento continental marcado para abril de 2012, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O Brasil estreia na competição com Poliana de Paula, atleta brasileira que representou o Brasil em Pequim 2008, e a jovem Ana Sátila Vieira nas eliminatórias do K1 Feminino que acontecem nesta quarta-feira (7), categoria que possui 71 atletas inscritas. Também nesta quarta-feira a dupla formada por Charles Correa e Cássio Petry, atleta presente em Sydney 2000, disputa as eliminatórias do C2 Masculino contra outras 43 embarcações adversárias. As eliminatórias das demais categorias (K1 Masculino, C1 Feminino e C1 Masculino) acontecem na quinta-feira (8). 

A Seleção Brasileira de Canoagem Slalom participou das etapas da Copa do Mundo, do Evento-Teste de Londres 2012, e agora do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom 2011 com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e de embarcações da fabricante portuguesa Nelo.

Mais informações:
• Site Oficial do Evento:
www.canoeslalom2011.com
• International Canoe Federation: www.canoeicf.com/icf