BNDES é o novo patrocinador da Canoagem Brasileira

BNDES é o novo patrocinador da Canoagem Brasileira / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - Nos últimos anos a Canoagem Brasileira vem se destacando no cenário nacional e internacional, seja pelas vitórias da Canoagem Velocidade como a conquista do ouro no Mundial Universitário e o domínio no cenário sul-americano, a reestruturação e renovação na Canoagem Slalom, o título de campeão mundial de Paracanoagem, os resultados expressivos como o bicampeonato mundial de Rafting, a renovação e crescimento da nova geração de canoístas, além da retomada de modalidades com grande potencial de crescimento como a Canoagem Onda, Canoagem Descida, Va´a,  Caiaque Pólo, entre outras.

Contudo, a data de 21 de março de 2011 certamente ficará marcada na história da Canoagem pela conquista de um importante passo que proporcionará um crescimento exponencial do esporte no país. Nesta data, no Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tornou-se o novo patrocinador da canoagem brasileira.

O anúncio foi feito em reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner. O objetivo do BNDES é incentivar e viabilizar o desenvolvimento da Canoagem e da Paracanoagem Olímpicas  brasileiras.  “A Canoagem é uma modalidade emergente, que já conta com uma estrutura e com grande potencial. Apesar disso, estava órfã de patrocínio”, ressaltou Coutinho, citando dados do setor e lembrando que o brasileiro Fernando Fernandes é o atual campeão Mundial de Paracanoagem.

O potencial da modalidade no Brasil é conhecido por todos, mas ainda não contava um patrocinador com tamanha força para aproveitar toda esta demanda esportiva. Por se tratar de um país com uma enorme costa, grandes bacias hidrográficas apropriadas também à canoagem de corredeiras, o BNDES pretende estruturar a Canoagem de forma sólida e definitiva, seguindo a visão de longo prazo que o BNDES tem como meta.

O ministro do Esporte salientou que o apoio do BNDES deve contribuir com o esforço de aprimoramento da gestão dos esportes de alto rendimento no Brasil. “Esse apoio vai ter um impacto muito positivo no desenvolvimento de outro modelo para a Canoagem no Brasil. A modalidade é uma das primeiras que consolidou um planejamento até 2016 e creio que esse aporte do BNDES é mais um passo para garantir não só melhor infraestrutura, melhores equipamentos e assistência aos atletas, mas para estimular uma governança diferente no esporte de alto nível no País”, disse.

Além de possuir o atual campeão mundial de Paracanoagem, o Brasil possui cerca de 30 mil praticantes e 1.700 atletas confederados, organizados em 16 Estados e 104 associações. De acordo com o presidente da CBCa, o objetivo é estruturar a Canoagem em todo o país e fortalecer o trabalho nos quatro Centros de Treinamentos localizados no Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo, Caxias do Sul e Foz do Iguaçu. “Toda a negociação com o BNDES está sendo canalizada para a base da canoagem brasileira, para a universalização da modalidade, de forma organizada, estruturada e competitiva”, afirmou o Tomasini.