Aos 16, Ana Sátila fica a menos de dois segundos da classificação

Ana Sátila, de apenas 16 anos, ficou na 16ª posição na fase classificatória / Foto: Humberto Deveza / EAAna Sátila, de apenas 16 anos, ficou na 16ª posição na fase classificatória / Foto: Humberto Deveza / EA

Londres - Ana Sátila, caçula da delegação brasileira nos Jogos teve uma boa primeira exibição olímpica na canoagem, mesmo sem ter conseguido a classificação para as semifinais do K1. O lotado Centro Aquático Lee Valley, situado 30 quilômetros a norte do Parque Olímpico, viu a matogrossense pecar na primeira exibição, com muitas falhas, e se recuperar para a segunda descida com menos erros e um tempo mais competitivo.

Aliás, o local de competição, um complexo com um rio corrente construído especialmente para as Olimpíadas, é outra atração a parte: comporta além de um circuito muito bem planejado, uma arquibancada - móvel - gigante e esférica, que permite aos torcedores ver mais da metade da descida do competidor.

E foi neste complexo que Ana, de apenas 16 anos, terminou em 16ª na fase classificatória, a uma posição de conseguir a vaga nas semifinais. O melhor tempo do dia foi da espanhola Maialen Chourraut, que cravou sua melhor marca, 98.75s, na primeira descida, com dois pontos de penalidade. A segunda melhor descida foi da britânica Lizzie Neave, apenas 17 centésimos atrás de Maialen.

Porém em se tratando de vibração, obviamente, a britânica venceu disparada. A torcida anfitriã se mostrou bastante intensa, inclusive com canoístas de outros países. A própria torcida pela brasileira surpreendeu. O narrador do evento mencionava sempre que podia a pouca idade de Ana e o Brasil para lembrar a todos dos Jogos do Rio 2016.

Os Jogos de Londres deverão ficar marcados para Ana Sátila não como uma chance perdida de medalha, mas sim como uma oportunidade que a brasileira teve de aperfeiçoar sua técnica frente a competidoras experientes e bem preparadas.

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook