Multisport Brasil é neste Sábado

Atletas de todo o País vão percorrer 90km de corrida em trilhas, mountain bike e canoagem, cruzando Florianópolis de Sul a Norte / Foto: Divulgação / Denny Sachi Atletas de todo o País vão percorrer 90km de corrida em trilhas, mountain bike e canoagem, cruzando Florianópolis de Sul a Norte / Foto: Divulgação / Denny Sachi Florianópolis - Atletas de todo o País vão percorrer 90km de corrida em trilhas, mountain bike e canoagem, cruzando Florianópolis de Sul a Norte. Líderes do Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura prometem deixar a disputa acirrada. Mais de 250 atletas estarão no evento, que também terá Trail Running de 5km e 9km.

Correr por trilhas, dunas, costões e praias apreciando as paisagens mais deslumbrantes de Florianópolis, pedalar no Morro do Sertão e ver a ilha de cima, remar na famosa Lagoa da Conceição e competir na companhia de amigos, cruzando a Ilha de Sul a Norte em uma aventura inesquecível. Essa é apenas uma parte da experiência que atletas de todo o País vão enfrentar no Sábado, dia 17 de março, durante o Multisport Brasil, também conhecido como triathlon das montanhas.

Cumprindo etapas de corrida, mountain bike e canoagem, mais de 100 atletas profissionais e amadores de todo o País vão completar, individualmente ou em equipes de revezamento com até dez integrantes, um percurso de 90km que inicia na praia da Armação e terá linha de chegada em Jurerê Internacional.

Atletas como Marcelo Santos, do Rio Grande do Sul, e Pablo Bucciarelli, de São Paulo, líderes do Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura (RBCA) na categoria solo, prometem deixar a disputa acirrada. O Multisport, que está na sexta edição, é inspirado na Coast to Coast, principal competição do gênero no mundo, realizada na Nova Zelândia, que cruza a ilha sul de costa a costa por 240km. “Florianópolis é o local ideal para sediar essa competição porque tem natureza privilegiada e boa estrutura para receber atletas, além de ser um destino turístico famoso e próximo de grandes centros”, avalia o professor de educação física Anderson Roos, idealizador da prova no Brasil.

Percurso – O trajeto passa por trilhas, dunas, praias, morros com desnível de até 320m, costões, estradas de terra, rio, mar e lagoa. Partindo da praia da Armação, os atletas passarão por praias como Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Campeche, Joaquina, Daniela, do Forte e Jurerê Internacional, além de localidades como Rio Vermelho e Ratones e a Lagoa da Conceição.

Corrida em trilhas – Paralelamente à prova principal, uma corrida em montanhas pelas praias de Jurerê Internacional, do Forte e Daniela vai reunir corredores experientes e estreantes. O Trail Running será disputado individualmente nas distâncias de 5km e 9km passando por trilhas, um morro de onde se tem visão de 360° das paisagens da região, trechos urbanos e de areia. A prova de 5km será disputada em categoria única e a de 9km será dividida por idade.

Programação - A largada do Multisport será em duas etapas, às 6h30 e às 7h30 na praia da Armação. Para os atletas do Trail Running, a competição inicia às 16h30 na Arena Multisport, em Jurerê Internacional. A premiação será às 18h30, quando os três primeiros colocados de cada categoria do Multisport receberão troféus. Além disso, o campeão geral individual receberá o troféu “O cara da aventura” e um caiaque surfski modelo moana oferecido pela Caiaques Opium. Os melhores canoísta, corredor e ciclista receberão o Pingente de Prata.

O Trail Running premiará com troféus os cinco primeiros colocados gerais nas distâncias 5km e 9km e os participantes dos 9km até o terceiro lugar em cada categoria. Além disso, os três atletas mais rápidos dos 9km nos naipes masculino e feminino receberão inscrição e hospedagem para participar do Campeonato Brasileiro Caixa de Corridas de Montanha, marcado para o dia 27 de maio em Santo Antônio do Pinhal (SP).

Multisport: o que é? – O Multisport Brasil é um desafio de vários estágios em que os atletas percorrem 90km pelos pontos mais fantásticos da Ilha de Santa Catarina cumprindo etapas de canoagem, ciclismo e corrida em trilha.

“Inicialmente, as provas multiesportivas podem ser definidas como competições que reúnem mais de uma modalidade, como triatlo, duatlo e corrida de aventura. Porém, o que se convencionou denominar Multisport pelo mundo são as provas que envolvem corrida, canoagem e ciclismo, ou ainda, que incluam natação ou esqui”, explica o professor Anderson Roos. O evento tem apoio de Caiaques Opium, Bike Tech, Powerade, Banana Power, Go Outside e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis.

PROGRAMAÇÃO – 17/03 (sábado)

MULTISPORT BRASIL

6h30 – 1ª Largada (Praia da Armação)

7h30 – 2ª Largada (Praia da Armação)

14h - Chegada dos primeiros colocados (Jurerê Internacional, arena MULTISPORT)

18h30 - Premiação (Jurerê Internacional, arena MULTISPORT)

19h30 - Encerramento/Horário-Limite de Prova

TRAIL RUNNING – 5km e 9km

16h30 - Largada (Jurerê Internacional, arena MULTISPORT) 17h15hs - Chegada dos primeiros colocados 9km 18h - Chegada dos últimos colocados

18h30 - Premiação (Jurerê Internacional, arena MULTISPORT)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook