Basquete perde para a França

Meninas do Brasil iniciam com derrota sua participação no torneio olímpico: 78 a 53 / Foto: DivulgaçãoMeninas do Brasil iniciam com derrota sua participação no torneio olímpico: 78 a 53 / Foto: Divulgação

Londres- A seleção brasileira feminina de basquete iniciou com derrota sua participação nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Neste sábado, 28 de julho, no Basketball Arena, o time comandado pelo treinador Luis Claudio Tarallo perdeu para o da França por 73 a 58  (52 a 49 no primeiro tempo), em partida válida pelo grupo B. A francesa Celine Durmec foi a cestinha, com 23 pontos. O time volta à quadra na próxima segunda-feira, 30 de julho, para enfrentar a Rússia. O grupo tem ainda Austrália, Canadá e Grã-Bretanha.

 

O desempenho do time brasileiro no jogo foi marcado pela inconsistência característica das estreias em grandes competições. Por conta disso, o placar seguiu apertado desde o início da partida. Durante quase todo o primeiro quarto, as franceses mantiveram pequena  vantagem no marcador e chegaram a estar vencendo por 15 a 11. Mas as meninas do Brasil conseguiram reagir no final e viraram para 18 a 16.
 
No segundo quarto, o panorama da partida não se alterou. As duas equipes continuaram cometendo muitos erros de ataque por conta da precipitação de suas jogadoras. Quando conseguiam imprimir velocidade no contra-ataque e mantinham a tranquilidade para definir o lance numa situação mais favorável, os dois times conseguiam marcar os pontos. Assim, o Brasil chegou a abrir sete pontos de vantagem (33 a 26), mas voltou a apresentar a instabilidade que caracterizou sua atuação em todo o primeiro tempo e acabou permitindo a reação francesa. Com tanto equilíbrio, os dois times foram para o intervalo empatados em 34 a 34.
 
No início do terceiro quarto, as duas equipes até deram a impressão de que haviam assimilado as instruções de seus treinadores no vestiário. Mas, à medida que o jogo se desenrolou, os mesmos erros de ataque voltaram a ser cometidos. Não foram raras as vezes em que a bola sequer tocou no aro adversário. O Brasil até chegou a estar à frente do marcador em 43 a 40, mas não conseguiu manter a tranquilidade e acabou permitindo que as francesas terminassem o período com vantagem de três pontos: 52 a 49.
 
O último quarto foi o pior do Brasil no jogo. A equipe assinalou apenas nove pontos e chegou a ficar quase cinco minutos sem fazer uma cesta sequer. Para piorar, o time brasileiro passou a perder rebotes em seu garrafão defensivo, oferecendo oportunidades seguidas para as francesas no ataque. Assim, o time europeu passou a abrir vantagem e saiu de um placar de 57 a 53 para 68 a 53. O Brasil só voltou a pontuar quando faltavam 2m25 para o fim da partida. Aí já era tarde. Foi a maior diferença imposta pela França em um quarto: 21 a 9.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook