Luiz Alberto estreia no decatlo em 17º lugar

Luiz Alberto/ Foto: Alaor Filho/AGIF/COBLuiz Alberto/ Foto: Alaor Filho/AGIF/COB

Londres- O Brasil não teve uma grande manhã nas provas de atletismo disputadas nesta quarta-feira, 8, no Estádio Olímpico de Londres. A sessão diurna foi marcada pela estreia do decatlo, com os 100m rasos, salto em distância e lançamento de peso. Após as três primeiras etapas, Luiz Alberto Araújo está em 17º lugar, com 2.480 pontos. A competição continua nesta quarta, na sessão noturna, com as provas de salto em altura e 400m. Na outra participação brasileira, Fábio Gomes da Silva não ultrapassou a marca de 5m50 no salto com vara e ficou fora da final.
 
Logo no início do decatlo, nos 100m rasos, Luiz Alberto fez uma ótima prova e ficou com a sexta colocação geral entre os 30 competidores, com o tempo de 10s70, sua melhor marca no ano. No salto em distância, segunda competição da modalidade, o brasileiro não repetiu o mesmo desempenho: terminou a prova em 18º lugar, com salto de 7m16, e caiu para a 11ª colocação geral. A primeira sessão de competição foi encerrada com o lançamento de peso, em que marcou 13m52, dois metros a menos do que seu recorde pessoal, e ficou com a 26ª posição da série – e 17ª na soma geral.
 
“Não foi a média que esperava no salto e no arremesso de peso”, lamentou Luiz Alberto. “Porém, faltam mais sete provas e não posso perder o foco. O objetivo é me esforçar ao máximo para melhorar as marcas e buscar uma boa posição”.
 
Nas eliminatórias do salto com vara, Fabio da Silva optou por não participar das duas primeiras séries e já tentar o salto na altura de 5m50, ficando mais perto da classificação. No entanto, o saltador brasileiro não conseguiu passar pelo sarrafo em nenhuma das três oportunidades e ficou sem marca na competição. “Nada deu certo hoje. Treino há quatro anos para esse momento e não consegui acertar nada”, resignou-se o saltador, que explicou a decisão de começar a competir com o sarrafo a 5m50. “Essa é a minha altura de aquecimento”.