Medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres começam a ser confeccionadas

Medindo 8,5 centímetros de diâmetro e pesando 400 gramas, as medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres, serão as maiores e mais pesadas da história / Foto: Divulgação/Londres-2012Londres - As medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, objeto de maior desejo para qualquer atleta do mundo, já começaram a ser confeccionadas na Real Casa da Moeda, no sul do País de Gales.

As medalhas foram desenhadas pelo artista britânico David Watkins. Medindo 8,5 centímetros de diâmetro e pesando 400 gramas, as medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres serão as maiores e mais pesadas da história.

Serão aproximadamente 4.700 medalhas, para ser entregues nas 805 cerimônias de premiação durante o maior evento esportivo do mundo. As medalhas de ouro serão feitas com 98,6% de prata e apenas 1,34% de ouro.

Nas medalhas, como é obrigatório, um dos lados tem desenho abstrato, com o logotipo dos Jogos de 2012, com linhas que simbolizam a energia que irradia a cidade. Do outro, foi desenhado a deusa grega Niké, símbolo da vitória.

A confecção de cada peça leva cerca de 10 horas. As medalhas são prensadas quinze vezes por 900 toneladas em uma máquina especial. A cada cinco vezes que o processo é realizado, as peças são colocadas dentro de um formo a 750º para amaciar o metal.

“Estamos absolutamente honrados por prepararmos as medalhas olímpicas e paraolímpicas. Mais de 800 pessoas da região foram empregadas pela nossa empresa, e agora cada uma delas poderá contar aos filhos e netos que fizeram parte do processo criativo da história olímpica - disse Adam Lawrence, chefe executivo da Royal Mint”.