Faltam menos de 500 dias para Londres 2012

Faltam menos de 500 dias para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 / Foto: DivulgaçãoLondres  - Faltam menos de 500 dias para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Segundo balanço divulgado na última semana pela organização do evento, até o dia 1º de Fevereiro, 79% dos projetos de infraestrutura e estádios estavam completos, incluindo o centro de imprensa e o velódromo. 

O Parque Aquático estará pronto em Junho deste ano e será entregue ao comitê local para testes e competições. A estrutura externa do Estádio Olímpico, que tem andares removíveis, está completa. Não apenas as obras estão no prazo como a Autoridade Olímpica Britânica (ODA), conseguiu mantê-las dentro do orçamento e até economizar £700 milhões. Todas as obras restantes estão dentro ou a frente do cronograma. 

À medida que as construções são concluídas, é feita a entrega para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres (LOCOG), responsável pela organização dos eventos esportivos. Em fevereiro deste ano (2011), foi lançado o calendário com as competições, e a venda dos ingressos se inicia hoje (15 março de 2011) – 500 dias antes da abertura dos Jogos. São 10 milhões de ingressos, com preços que começam a cerca de R$ 50,00 (£20).

Sustentabilidade - A proposta de Londres, quando candidata, era realizar jogos sustentáveis e o projeto está se concretizando. De cada libra que foi gasta na construção, 75 centavos são de recursos renováveis e a área do Parque Olímpico se tornou uma das maiores áreas já recuperadas da Europa. Cerca de 90% do material de demolição do Parque foi reutilizado na construção e o local se tornou um novo pulmão para a cidade de Londres, como mais de 20.000 árvores plantadas e um novo habitat para vida selvagem. Todo esse trabalho é apresentado em um documentário produzido pelo Ministério de Relações Exteriores Britânico (FCO): “Going for Green: O sonho britânico para 2012” e alguns clipes selecionados estão disponíveis online.

"O maior show da Terra" - Sediar um evento dessa magnitude é um dos maiores desafios que um país pode assumir em tempos de paz. Serão 26 campeonatos mundiais ocorrendo simultaneamente, com a participação de mais de 150 chefes de Estado, um festival cultural e várias feiras de negócios. Para a organização, serão necessários 70 mil voluntários, e mais de 300 mil já estão registrados.