Comitê Olímpico Brasileiro define local de treinamento exclusivo para Londres 2012

Em Crystal Palace, o COB terá a seu dispor pistas de atletismo, piscinas, ginásios, campos, quadras e salas de musculação, todas de alto nível, que servirão para a concentração das equipes até a ida para Vila Olímpica / Foto:DivulgaçãoRio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu o Centro Esportivo Crystal Palace, localizado no sul de Londres, como base exclusiva de treinamento do Time Brasil antes e durante os Jogos Olímpicos de 2012. O acordo foi firmado pelos superintendentes executivos de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, e administrativo e financeiro da entidade, Sergio Lobo, durante a terceira visita de inspeção às instalações do maior evento esportivo do mundo, encerrada nesta quinta-feira, dia 20.

 

Desta forma, o Brasil contará com uma estrutura próxima à Vila Olímpica capaz de atender as necessidades específicas da delegação em horários diferentes dos definidos pela organização dos Jogos Olímpicos. A base em Crystal Palace é uma inovação na história das missões brasileiras em Jogos Olímpicos e possibilitará que profissionais credenciados ou não entre os oficiais da Vila possam exercer suas funções e contribuir para o melhor desempenho dos atletas brasileiros.

Em Crystal Palace, o COB terá a seu dispor pistas de atletismo, piscinas, ginásios, campos, quadras e salas de musculação, todas de alto nível, que servirão para a concentração das equipes até a ida para Vila Olímpica. Os atletas devem chegar a Londres um mês antes das competições. Depois do inicio dos Jogos, o centro esportivo abrigará todos os membros da delegação brasileira não credenciados para a Vila Olímpica. São médicos, auxiliares técnicos, treinadores, fisioterapeutas, sparrings, membros do departamento de Ciência do Esporte, entre outros, que formarão uma espécie de quartel general do Brasil em Londres.

"Esta já é a primeira vitória do Brasil para Londres 2012. O objetivo do COB é oferecer as melhores condições aos atletas brasileiros durante os Jogos Olímpicos. Nossa ideia é dar o máximo de privacidade para nossa delegação, algo difícil na Vila Olímpica. O uso de um centro exclusivo durante os Jogos Olímpicos proporciona uma base de treinos para todos os atletas da delegação nos horários que forem melhores para eles. Vamos oferecer serviços como ciência do esporte, medicina esportiva, tecnologia de vídeo, entre outros tantos, que proporcionarão aos atletas um ambiente propício para a sua preparação a um nível significativamente mais elevado", explicou Marcus Vinicius Freire.

Em Crystal Palace, o COB criará um ambiente onde os atletas brasileiros sintam-se o mais a vontade possível para que tenham no treinamento suas únicas preocupações. Para isso, será montada uma estrutura que contará até com um "chefe" cozinheiro e nutricionista brasileiros. "É um salto de qualidade para o Brasil. Potências como os EUA, Austrália, Inglaterra e Alemanha já fazem isso. Estamos seguindo o caminho dos melhores do mundo. Acredito que, proporcionando um ambiente para os atletas brasileiros se concentrarem em níveis máximos durante os Jogos Olímpicos, veremos grandes resultados para o Time Brasil em Londres", afirmou.

A comitiva brasileira em Londres participou ainda de uma série de encontros com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Londres 2012 (LOCOG) e visitou locais de competição, treinamento e aclimatação. A programação do COB incluiu ainda uma visita ao Parque Olímpico, principal instalação esportiva dos Jogos de 2012. Os brasileiros também estiveram na Vila Olímpica, onde escolheram o prédio onde o Time Brasil ficará durante os Jogos. A confirmação do prédio será dada em abril. O cavaleiro Álvaro de Miranda Neto, o Doda, atleta olímpico que também integra o Conselho de Esportes Rio2016, fez parte da delegação e conheceu o local de competição e Vila Olímpica do hipismo.

O COB levou a Londres representantes de quatro confederações brasileiras olímpicas para conhecerem os locais de treinamento e aclimatação. Martinho Nobre dos Santos, do atletismo, Ricardo de Moura, dos desportos aquáticos, Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, além de Antonio Rizola Neto e Fernando Costa Marques, do voleibol de quadra e praia, respectivamente, compuseram a delegação brasileira, que ainda contou com gestores do departamento de alto rendimento do COB.