Atletas olímpicos usufruem de estrutura de ponta no Maria Lenk

A maratonista aquática Poliana Okimoto é uma das frequentadoras do CT Time Brasil  / Foto: AgifRio de Janeiro - Palco de conquistas dos maiores nadadores do país nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, o Parque Aquático Maria Lenk vai se transformando também em um centro de referência para o treinamento esportivo de alta performance.

É lá que funciona o Centro de Treinamento Time Brasil, projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que transformará a instalação na base central para a preparação dos atletas de alto rendimento do país. Atualmente, além de duas piscinas, uma olímpica e outra de saltos, o Centro de Treinamento conta com um espaço para o taekwondo e uma moderna Sala de Força e Condicionamento, inaugurada em dezembro de 2011. Toda esta estrutura já vem sendo utilizada por cerca de 50 atletas de modalidades como nado sincronizado, natação, maratona aquática, atletismo, judô, ginástica artística, handebol, ciclismo, canoagem e taekwondo. 

A quarta-feira, dia 8 de Fevereiro, foi movimentada no Centro de Treinamento Time Brasil. No mesmo momento em que a Seleção Brasileira de nado sincronizado treinava em uma das piscinas visando o pré-olímpico de Londres, em abril, na outra a maratonista aquática Poliana Okimoto apurava sua técnica com foco nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, para onde já garantiu classificação. Antes de cair na piscina, Poliana esteve na Sala de Força e Condicionamento, onde se encontrou com Bruno Souza, do handebol, João Gabriel Schlittler, do judô, e o ginasta Diego Hypolito. 
 

Na sala ao lado, Natalia Falavigna e outros atletas do taekwondo participavam de uma clinica com o técnico campeão olímpico, Jean Lopez, uma das maiores lendas da modalidade. "Com o Centro de Treinamento Time Brasil, estamos oferecendo a mais completa instalação para treinamento integral dos nossos atletas. O objetivo do COB é oferecer um espaço adequado e completo para o treinamento especificamente voltado para o alto rendimento. Cada detalhe deste local foi pensado de forma a atender as necessidades do atleta em seu treinamento", frisou Sebástian Pereira, atleta olímpico do judô e atual gerente de Projetos Especiais do COB.

Única brasileira classificada para os Jogos Olímpicos de Londres na maratona aquática, Poliana Okimoto trocou São Paulo pelo Rio de Janeiro para intensificar os treinamentos no Parque Aquático Maria Lenk. A nadadora já vinha recebendo apoio da área de Ciências do Esporte do COB e a partir de terá à sua disposição toda gama de serviços de suporte oferecidos pelo COB.

No Rio, Poliana está acompanhada do treinador Ricardo Cintra e de outras duas atletas. "Estamos vindo ao Rio justamente procurando aquilo que não tínhamos em São Paulo. A estrutura que o COB está nos oferecendo é excelente. Estou recebendo todo o suporte que necessito para minha preparação olímpica. Tudo isso vai ajudar a realizarmos um bom trabalho para, quem sabe, conquistar uma medalha em Londres. A possibilidade de treinar na melhor piscina do Brasil e ainda ter o trabalho de Ciências do Esporte certamente será um benefício enorme para minha carreira", destacou a paulista de 29 anos.

Aos 34 anos, o armador da Seleção Brasileira masculina de handebol Bruno Souza utiliza o CT Time Brasil para recuperação de grave lesão no joelho, ocorrida em julho de 2011. O atleta se prepara para voltar à equipe nacional na disputa do Pré-Olímpico, na Suécia, em abril "A estrutura que encontramos aqui é totalmente pensada para o atleta de alto rendimento. Podemos desenvolver treinamentos específicos e ter toda tranquilidade para trabalhar. Em uma academia comum, muitas vezes dividimos o espaço com outras pessoas e neste espaço trocamos experiências com atletas de diferentes modalidades. Isso faz diferença. Estou me sentindo muito bem acolhido pelo COB nessa fase de aprimoramento físico. Fico feliz por usufruir de uma estrutura de alto nível, certamente a melhor do país", elogiou Bruno.

Natalia Falavigna pode ser considerada a anfitriã do Centro de Treinamento Time Brasil. A atleta utiliza as instalações desde sua inauguração, em dezembro de 2010. A sala de taekwondo foi projetada seguindo as especificações da modalidade e as opiniões de Natalia. A paranaense, integrante do Time Rio, recebe do COB e da Prefeitura do Rio de Janeiro, suporte nas mais diversas áreas para apoiar seu treinamento. "O Centro de Treinamento Time Brasil combina tudo no mesmo lugar. É o melhor do Brasil, uma instalação excelente e que atende a todas as minhas necessidades. Não perco tempo com grandes deslocamentos, já que o COB disponibilizou um apartamento bem em frente ao Centro de Treinamento. Fico muito feliz de ter sido a primeira atleta a utilizar este local", celebrou a medalhista olímpica em Pequim 2008.

O Centro de Treinamento do Taekwondo conta com equipamentos de filmagem para análise de movimento, sala de musculação com equipamentos específicos para a modalidade, sala de descanso, sala de avaliação e área de luta, esta última com equipamentos adquiridos para os Jogos Pan-americanos Rio 2007.