Judoca de ouro

Sarah Menezes conquista a primeira medalha dourada do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres/ Foto: DivulgaçãoSarah Menezes conquista a primeira medalha dourada do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres/ Foto: Divulgação 

Londres- Numa tarde emocionante, a judoca Sarah Menezes, 22 anos, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. E o fez de forma irrepreensível, derrotando cinco adversárias na categoria ligeiro (até 48kg), neste sábado, 28 de julho, no Excel Center. Sarah se tornou ainda a primeira atleta do judô feminino brasileiro campeã olímpica, ao vencer na final a romena Alina Dumitru. Foi uma vitória incontestável, comemorada nos braços de sua técnica, Rosicleia Campos.

 

Medalha de bronze no último Mundial e tricampeã das Olimpíadas Escolares, a judoca piauiense iniciou sua trilha rumo ao ouro com uma vitória sobre a vietnamita Ngoc Tu Van, por dois yukos de vantagem, na primeira luta do dia. Sarah dominou todo o combate com tranquilidade. Na luta seguinte, superou a francesa Laetitia Payet por um yuko e avançou às quartas-de-final da competição.
 
Foi a vez, então, de enfrentar a chinesa Shugen Wu. “Vamos! Deixa ela suar!”, gritava a técnica da seleção feminina de judô, Rosicleia Campos. A vitória, também por um yuko, foi com emoção. Um golpe da chinesa no último segundo fez com que os três juízes se reunissem enquanto Rosicleia tapava os olhos, à espera de uma definição. Vitória confirmada para Sarah, técnica e atleta gritaram e se abraçaram.
 
Na semifinal, Sarah derrotou a belga Charline Van Snick por um yuko. Por fim, na última luta, mostrou muita maturidade e combatividade. As arquibancadas do Excel Center, repletas de brasileiros, chegaram a tremer com os pulos e gritos dos torcedores, que balançaram as bandeiras verde-amarelas.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook