Seletiva do Pan de Adestramento volta a agitar São Paulo

Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM   / Foto:Jane MonteiroMauro Pereira Junior com Don Enrico AMM / Foto:Jane Monteiro

São Paulo - Continua acirrada a disputa por uma das quatro vagas no Time Brasil de Adestramento nos Jogos Pan-americanos de Lima, entre 26/7 e 11/8. Nesse fim de semana, em 25 e 26/5, na Sociedade Hípica Paulista, local das quatro seletivas pan-americanas em solo brasileiro, 11 conjuntos (cavalo/cavaleiro) estão inscritos, divididos em duas categorias: oito no Small Tour e três no Big Tour. Em paralelo acontece um Concurso de Adestramento Nacional com quase 100 conjuntos, além da 38ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano.
 
O Prix St. George acontece no sábado 25, e a Intermediária I no domingo 26. Já no Big Tour, o Grand Prix é no sábado, o Grand Prix Special, no domingo. O júri da série Internacional será formado pelo francês Raphael Saleh, juiz 5* da Federação Equestre Internacional (FEI), e por outros três juízes FEI 4*: Claudia Mesquita (Brasil), Sandra Smith Oliveira Martins e César Lopardo Grana (Argentina).
 
A 4ª e ultima seletiva para formação do Time Brasil de Adestramento será em 22 e 23/6, na Sociedade Hípica Paulista, durante o CDI2* Laffranchi e Haras Crsytal.
 
A CBH tem até o dia 26 de junho para definir os conjuntos que vão integrar o Time Brasil de Adestramento na 18ª edição dos Jogos Pan-americanos de Lima. A equipe será formada por quatro conjuntos, mais um reserva, e deve ter no mínimo um conjunto de nível Big Tour (Grand Prix). As outras três vagas podem ser preenchidas por conjuntos nível Small Tour (St Georges e Intermediate I).
 
Contabilizando os índices - Nas duas primeiras seletivas realizadas em março e abril, oito conjuntos registraram índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo de no mínimo 69% de aproveitamento no Small Tour e 68% no Big Tour. Para se habilitar a vaga na equipe é necessário o registro de um mínimo dois índices. Com dois índices estão João Victor Marcari Oliva montando Biso das Lezírias e Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM, que competem no Small Tour, e Pedro Tavares de Almeida montando Aoleo (Big Tour).
 
Com um índice estão cinco conjuntos do Small Tour: João Paulo dos Santos/Carthago Comando SN – conjunto pré-qualificado por ter obtido o melhor resultado no CDI1* de Buenos Aires -, Paulo César dos Santos com duas montarias, Fidel da Sasa JE e Espartano LS, Luiza Tavares de Almeida/Baluarte do Vouga e Yara do Amaral Fernandes/Dileto HI.
 
Agenda do Adestramento no Pan de Lima - A modalidade abre as disputas do hipismo no domingo , 28/07, com o Prix. St. George (Small Tour) e o Grand Prix (Big Tour), com disputas que começam às 09h00 e seguem até as 17h00 e resultados válidos para a qualificativa individual.
 
Na segunda-feira 29, com a realização das provas Intermediária I (Small Tour) e Grand Prix Special (Big Tour) se define o pódio por equipes, e os resultados servirão para a qualificativa individual.
 
Na quarta-feira 31, o Freestyle (Intermediária I e GP Special) define o pódio individual.
 
Nos Jogos de Lima o Hipismo Adestramento contará com 48 atletas divididos em dez equipes, mais oito atletas que participam da disputa individual. A equipe campeã e a vice carimbam passaporte de seus países para as Olimpíadas de Tóquio 2020. EUA já garantiram vaga no WEG 2018, e se conquistar ouro ou prata, abre vaga para o ganhador do bronze.
 
Veja Também: