Os melhores Saltos no Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos 2010

Campeão Felipe Juares de Lima / Zuleika Método (Rondo Método x Thurin) - FPH / Foto:  Tupa Video DivulgaçãoSão Paulo - Terminou domingo, dia 5 de dezembro, a edição 2010 do Campeonato Brasileiro de Saltos para Cavalos Novos no Clube Hípico de Santo Amaro, na região sul de São Paulo. Em cinco dias de competição passaram pelo tradicional clube paulistano os melhores exemplares da criação equina brasileira do studbook Brasileiro de Hipismo (BH) e também de animais de esporte de outras linhagens. Foram quatro os títulos em jogo: Cavalos Novos de 4, 5, 6 e 7 anos, com um total recorde de 274 inscrições.

Foram 58 os concorrentes na categoria Cavalos Novos 4 anos, 98 nos 5 de anos, 73 nos 6 anos e 45 nos 7 anos que disputaram com bom aproveitamento técnico os traçados elaborados pelo course-designer internacional belga Eugene Mathy - mostrando alto nível técnico e a contínua evolução da criação brasileira. 

Na categoria 7 anos que se deu a 1,40m de altura, 18 disputaram a grande final. Vitória para a BH Zuleika Método, uma filha de Rondo Método em Thurin, conduzida por Felipe Juares de Lima que superou demais quatro conjuntos que garantiram um emocionante desempate debaixo de uma chuva de verão em Santo Amaro. Felipe com Rondo zerou em 49s44. O vice campeão o Brasileiro de Hipismo Chardon JMen, um filho de Calisco JMen em Pit II JMen, registrou pista limpa em 41s82.  

Destaque também para o super campeão 2010 - o sela holandês Willen, um filho da consagrada linhagem Indoctro em Voltaire, apresentado pelo jovem talento Mario Francisco Cia, o Marinho. Com uma excelente campanha desde a série 4 anos, vice-campeão 5 anos em 2008, 6º colocado na série 6 anos em 2009 e 7º na grande Final 7 anos em 2010 com apenas um derrube  - Willen foi o único cavalo em condições de levar o título de super campeão 2010.

Na categoria 6 anos, a 1.35 metro, com 32 finalistas quem levou melhor foi a sela holandesa Zarisma, uma filha de Chin Chin em Quick Star, apresentada por Artemus de Almeida, novamente em um concorrido desempate com nada menos que nove conjuntos zerados ao final de três percursos. Salamandra Emily, um filha de Emilion em Feuerfunke, sagrou-se vice-campeã na condução de Felipe Braga.

Entre os Cavalos Novos 5 anos, a 1.25 metro, 47 habilitaram para a final dentre os quais 19 foram ao desempate na corrida pelo título. Gilbraltar, um filho de Gem of India em Ladalco, montando por Rafael Ribeiro, foi o grande campeão sem faltas em 34s26. Com marca de 37s87, o vice-campeonato coube a Lady Calla, uma oldenburger filha de Cartino em Land Graf I, apresentada por Alberto Assumpção Muylaert.

Finalmente na Categoria Cavalos Novos 4 anos, a 1.10 metro, 22 conjuntos sem faltas disputaram a grande final dentre os quais 12 voltaram a fazer pista limpa arrematando o título de campeões brasileiros 2010 - uma vez que visando preservar o trabalho dos jovens animais não houve desempate nessa categoria. 

Vem aí o Brasileiro de Novos 2011

Durante o Brasileiro de Novos também foi agendada a edição 2011 do Brasileiro de Cavalos Novos, de 30 de novembro e 4 de dezembro, no Haras Agromen, o mais premiado criatório brasileiro, em Orlândia no interior paulista. Paralelamente também estão programados o 1º Congresso do Cavalo Brasileiro de Hipismo e cursos de treinamento e reciclagem, além de um leilão Agromen e Convidados Sócios da ABCCH.

Ao lado de Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), estiveram presentes à reunião que selou o acordo, Antonio Celso Fortino, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH), Luiz Rocco, 1º secretário geral da CBH e superintendente da ABCCH, José e Sergino Ribeiro de Mendonça, titulares do Haras Agromen, e Eduardo Pires do Rio Caldeira, presidente da Federação Paulista de Hipismo (FPH).

"O Haras Agromen nos cederá as instalações sem ônus. Com isso queremos otimizar custos e levantar recursos a serem investidos no desenvolvimento de cavalos novos", destacou Luiz Roberto Giugni. 

Confira todos os resultados no link abaixo:

http://www.hipismobr.com.br/resultado_cavalos_novos_2010/programa_cbh_29.htm