Leandro Silva fatura o bicampeonato brasileiro Senior Top e Mauro Pereira Jr, o Senior

Com status internacional, o Brasileiro Senior Top rendeu a Leandro Silva a qualificação técnica para os Jogos Equestres Mundiais que se junta a João Victor Oliva, em atividade na Europa, e Giovana Pass que também estão qualificados / Foto: Luis Ruas/arquivo

Rio de Janeiro - Pela primeira vez, a Sociedade Hípica Brasileira no Rio de Janeiro recebeu, entre 10 e 12/11, o Campeonato Brasileiro de Adestramento, Taça Brasil e Desafio Brasil. Duas categorias do Brasileiro - Senior Top (rendimento máximo) e Senior - tiveram status internacional.
 
A categoria Senior Top, o cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Leandro Silva com Dicaprio faturou bicampeonato 2016/2017 e, de quebra, no Grand Prix disputado na sexta-feira, 10, registrou o 2º índice que lhe garantiu a qualificação técnica para os Jogos Equestres Mundiais, festa maior do hipismo mundial que acontece a cada quatro anos e chega a sua 8ª edição, entre 11 e 23 de setembro de 2018, em Tryon, na Carolina do Norte (EUA).
 
O índice mínimo de qualificação para o Mundial exigido pela Federação Equestre Internacional (FEI) é de 66% na média final e de um juiz nível 5*, em no mínimo dois Grand Prix. Formaram o juri da série Internacional o holandês Eddy de Wolf, juiz oficial nível 5*, os argentinos Cesar Lopardo Grana e Sandra Smith de Oliveira Martins, também diretora de Adestramento da CBH, a mexicana Mercedes Campdera, o chileno Max Piraino Lyon e a juíza top brasileira Claudia Mesquita.
 
No Grand Prix, Leandro e DiCaprio registraram que registrou a média final de 67,740% e índice de 68,700% com o holandês Eddy de Wolf. Já no Grand Special, Leandro e Dicaprio, dupla integrante do Time Brasil medalha de bronze e 6º individual no Pan 2015, fechou com o expressivo índice de 69,373%, a média final de 68,557% e bicampeonato brasileiro senior top 2016/2017. Com esse resultado, o cavaleiro que já disputou três Pan-americanos em 2003, 2011 e 2015, edição em que integrou a equipe medalha de bronze e foi o brasileiro chegando na 6ª colocação, e a Olimpíada 2000 está tecnicamente habilitado para fazer sua estreia em Jogos Equestres Mundiais.
 
Sagrou-se vice-campeão brasileiro Senior Top Pedro Tavares de Almeida, integrante do Time Brasil na Rio 2016 e campeão brasileiro SeniorTop 2015, com sua nova montaria Aoleo com um 3º e um 2º lugar totalizando a média final 65,693%. Em 3º lugar chegou o experiente cavaleiro Mauro Pereira da Silva Junior montando Banzai AMM, dupla vice-campeã brasileira Senior Top 2016, com a média final de 63,292%.
 
Conjuntos qualificados para o Mundial - Até o momento também já estão tecnicamente qualificados para o Mundial João Victor Marcari Oliva com Xamã dos Pinhais, atleta que soma cinco índices obtidos no circuito europeu e Giovana Pass montando Zíngaro de Lyw, que a exemplo de Leandro tem dois índices. 
 
Mauro Pereira Jr é o campeão brasileiro Senior - A série Internacional do Brasileiro de Seniores teve três reprises - St Georges, Intermediaria I e Freestyle Intermediaria I - e foi válida como observatória para o Campeonato Sul Americano - Odesur 2018 em Cochabamba na Bolívia, entre 26 de maio a 8 de junho, mas que a exemplo das outras modalidades olímpicas do hipismo - Salto e Concurso Completo - deve ocorrer em outro local a ser definido em breve.
 
Quem faturou o título foi Mauro Pereira da Silva Junior com Don Enrico AMM que foi 4º colocado na St George, 1º na Intermediaria I e 2º no Freestyle Intermediaria fechando com a média final de 66,508%.
 
Logo atrás, 66,445% de média na soma das três provas, aparece o vice-campeão Rodrigo Evangelista apresentando Colosso do Azeredo, que teve ótima atuação em sua estreia nessa série, respectivamente, com dois primeiros lugares e um 2º na sequência dos três dias de competição.
 
Destaque também para o desempenho do cavaleiro amador Gabriel Tuccile Braga, treinado pelo top Leandro Silva, que apresentando Laurentio foi o grande vencedor em sua estreia em um Freestyle Intermediaria I, 67,240%, chegou em 2º St George e foi 4º na Intermediaria I fechando o Campeonato em 3º lugar com média final de 65,878%.
 
Amadores, jovens talentos, cavalos novos conquistam 13 títulos brasileiros e profissionais cinco Taças Brasil
 
O encontro da família do Adestramento nacional também definiu os 10 títulos brasileiros para amadores e jovens talentos, Taça Brasil para profissionais e três títulos no Brasileiro de Cavalos Novos. Lembrando que profissionais só concorrem ao título brasileiro nas categorias Senior Top, Senior e Cavalos Novos.
 
Ao todo quase 70 conjuntos adentraram o picadeiro montando na pista Roberto Marinho, aos pés do Cristo Redentor, com cavaleiros e amazonas de São Paulo, Regimento Nove de Julho de SP, Rio Grande do Sul e, é claro, forte participação do Rio de Janeiro, inclusive Escola de Equitação do Exército e Círculo Militar de Polo. "A maior parte dos concorrentes veio de São Paulo, especialmente nas séries Internacionais (Senior e Senior Top), mas também para eles é muito importante competir em outro ambiente e os cavalos passarem por uma viagem", ponderou a juiza internacional Sandra Smith de Oliveira Martins.
 
A novidade do Brasileiro de Cavalos Novos foram os seis meses adicionais / carência da idade hípica dos cavalos ."A idade hípica dos cavalos virava em agosto - então o campeonato era realizado em junho / julho. Agora, a exemplo do que acontece no regulamento CBH dos Cavalos Novos na modalidade Salto, estamos dando seis meses de carência e os cavalos podem seguir competindo nas provas específicas de uma mesma idade durante todo o ano", explicou Sandra.
 
Diferentemente das outras reprises de Adestramento, em que são somadas as notas de todos os juízes e dividas para gerar a média final, nas reprises de Cavalos Novos de 4,5 e 6 anos um grupo de três juízes se reúne e julga as três andaduras trote, passo, galope, a submissão e, por último, a impressão geral buscando apontar o respeito à formação de acordo com a escala de treinamento e potencial do cavalo para evolução na modalidade.
 
Confira a seguir a relação completa de todos os vencedores:
 
Final Cavalos Novos 4 anos - 8 conjuntos
Campeão Renderson Oliveira / Senhorita VO (Donnerhall x Ornela) - FPH - 7,49 pontos
Vice Bianca Silva / Icone Santana (Solar dos Pinhais x Safira do Canaa) - FPH - 7,37 pontos
3º Diego Fernando / Importante da Boa Nova (Rubi x Completa da Boa Nova) - FPH - 7,30 pontos
 
Final Cavalos Novos 5 anos - 5 conjuntos
Campeão Marcio da Silva Alexandre / Hillarij (Diego x Black Magic MP) - FPH - 7,76 pontos 
Vice Cristiano Augusto da Silva / Italy AMM (Sir Donnerhall x Briallette) - FPH - 7,41 pontos 
3º Reinaldo Cortivato / Hunter do Retiro (Blickpunt x Alameda do Retiro) - FPH - 6,46 pontos
 
Final Cavalos Novos 6 anos - 1 conjunto
Campeã Giovana Pass / Garrido do Juliana (Tulum Comando SN x Nopera HM) - FPH - 7,24 pontos
 
Brasileiro Pônei - 1 conjunto
Campeã Amanda Barih / Aperana - FEERJ - 69,737%
 
Brasileiro Iniciante Amador - 8 conjuntos 
Campeã Paloma Almeida / Earl Be Vanaou - FEERJ - 66,075%
Vice Anna Clara do Couto Ramos / Viciente - FEERJ - 64,063%
3º Mariana Magalhães / Earl de Vanaou - FEERJ - 63,473%
 
Brasileiro Elementar Mirim - 1 conjunto
Campeão Vinicius Ourique dos Reis Filho / Aiden - FGEE 62,503%
 
Brasileiro Elementar Amador - 11 conjuntos
Campeã Carolina de Arruda Botelho / Chronus Santa Dalila - FPH - 67,323%
Vice Aneliese Franco Ferraz Gonçalves / Canavaro da Paixão - FPH - 64,735%
3º Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar / IZ Descrição - Regimento 9 de Julho / FPH - 64,702%
 
Taça Brasil Elementar Profissional - 2 conjuntos
Campeão Cristiano Augusto da Silva / First Lady AMM - FPH - 69,554%
Vice Edson Pereira / Caramulo - FPH - 68,583%
 
Brasileiro Preliminar Mirim - 3 conjuntos
Campeã Victoria Baptista de Oliveira / Darios 383 - FPH - 66,560%
Vice Clara Chaves Vieira de Almeida / ZZ Tip - FEERJ - 62,145%
3º Guilherme Ribeiro / SJ Armenia - FGEE - 55,330%
 
Brasileiro Preliminar Amador - 6 conjuntos
Campeã Aneliese Franco Ferraz Gonçalves / Famke Fan it Jaachpaad - FPH - 67,257%
Vice Aurora Nicaud / Video Gal - FEERJ - 63,670%
3º Andressa Barreto Calmon Monteiro / Cassini Silver MC Brasil - FEERJ - 60,782%
 
Taça Brasil Preliminar Profissional - 1 conjunto
Campeão Luciano dos Anjos / Galante DPC - FPH - 66,466%
 
Brasileiro Média I Amador - 3 conjuntos
Campeã Luiza Affonso Squeff / Cantoso Joter - FGEE - 62,468%
Vice Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar / IZ Detalhe - Regimento 9 de Julho - FPH - 62,151
3º Cap Cassia Cestari Delboni / Like a Dream - PMRJ - FEERJ - 62,010%
 
Taça Brasil Média I Profissional - 5 conjuntos 
Campeão Alexandre Morais de Oliveira / J.A. Orpheu do Carnaval - FPH - 69,128%
Vice Sergio Castany de Fiori / Hiroshi AMM - FPH - 65,046%
3º Almir Marinho / Gengibre Comando SN - FPH - 64,352%
 
Brasileiro Média II Amador - 2 conjuntos 
Campeã Adriana Correa Martins / RM Elektra - FEERJ - 60,4100%
Vice Fernanda Lemos / Kanonikus - FEERJ - 53,962%
 
Taça Brasil Média II Profissional - 1 conjunto
Campeã Clara Machado / JCR Valentino - FGEE - 55,615%
 
Brasileiro Forte I Amador - 2 conjuntos 
Campeão Mario Cesar de Andrade / Klaus Z - FEERJ - 62,546%
Vice Lucas Peres Garber / Zorro das Videiras - FEERJ - 57,944%
 
Taça Brasil Forte I Profissional - 1 conjunto
Campeã Gilda Osward / Zeca Interagro - FEERJ - 62,676%
 
Brasileiro Amador Top - 2 conjuntos
Campeão Tenente Cel Souto Maior / Habilidoso do Rincão - EsEQEX - 65,259%
Vice Adriano Soares / Beethoven do Castanheiro - FPH - 62,088%
 
Resultado completo 

Veja Também: