Felipinho Filho montando Special sagra-se campeão brasileiro Sênior Top 2010

Felipinho Filho com seu Special: conjunto campeão brasileiro Senior Top 2010 / Foto: Telmo Emerim/divulgação  Rio de Janeiro - Muita emoção. Este foi o sentimento que tomou conta da pista Roberto Marinho na final do Campeonato Brasileiro e disputa do Troféu Roberto Marinho na tarde deste domingo, 28/11, no exigente e forte percurso armado por Lúcia Faria Alegria Simões, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro.

O carioca radicado na Europa Luiz Felipe de Azevedo Filho montou magistralmente seu excepcional tordilho holandês de onze anos, Special e cravou duas pistas limpas no Grande Prêmio do 72º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira.  As únicas. Com esse resultado - somada vitória na 1ª parcial, duas pontos nas duas passagens da disputa por equipes, Felpinho, 32, primogênito do cavaleiro olímpico Luis Felipe de Azevedo, conquistou seu primeiro título brasileiro com apenas 8 pontos perdidos (pp).

O vice-campeonato coube ao paulista Lourenço Vieira da Silva, com Singular Pia Lena Jmen, que perdeu 12 pontos no GP Final, e fechou o campeonato com 17,94 pp.

A 3ª colocação foi para o jovem talento carioca Luiz Francisco de Azevedo, Chiquinho, 27, irmão do campeão Felipinho, com a alazã Suleika, totalizando 19,52 pp. Na 4ª colocação aparece mais um carioca, Fábio Leivas da Costa e Lancelot Domar, que foi 2º colocado no GP Final com 9 pp e com este resultado, sagrou-se ainda campeão do Ranking de Entradas Nacional.
 
Comemoração em familia

Do lado de fora da pista, o mais entusiasmado era Luiz Felipe de Azevedo, o patriarca da família de ginetes, todos craques e neste caso, pai do campeão e do terceiro colocado no Campeonato Brasileiro Senior. Ele vibrou, gritou, chorou, mas, sobretudo ficou muito feliz com o resultado dos filhos: “Eles foram criados nesta pista”, lembrava, com lágrimas nos olhos. “É muito bom ganhar aqui!”

Para o grande campeão, Felipe Filho, como é conhecido, que cometeu apenas duas faltas (uma em cada passagem do Grande Prêmio de sexta-feira) no campeonato todo, os objetivos do ano foram cumpridos. “As metas eram o Campeonato Mundial e este Brasileiro. Afinal, para mim, que moro há 11 anos na Europa e só disputei um único Campeonato Brasileiro Senior Top, esse título representa muito",. comemorou Felipinho, que com seu Special, foi o conjunto reserva da equipe brasileira que carimbou o passaporte brasileiro rumo a Londres 2012. 
  
Felipinho explicou que seu cavalo Special que está com o cavaleiro há pouco mais de uma ano é realmente especial. “Comprei ele do cavaleiro e treinador francês Thierry Rozier e desde que eu o vi pela primeira vez, com 6 anos de idade, sabia que tinha que ser meu. Mas achava que não teria verba para comprá-lo. Até que em setembro do ano passado, no concurso de Valkenswaard, na Holanda, o proprietário veio falar comigo e eu fiz uma oferta. Disse que se ele aceitasse, comprava sem experimentar. Ofereci para vários clientes brasileiros e ninguém quis embarcar no escuro. Eu fui. Desde então, ele só me deu alegrias. Classificou em quase todas as provas que saltou. Tem muito mais zero faltas do que qualquer outro resultado”.

E a felicidade de Azevedo Filho é tripla: por ele, pelo irmão, que foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro com uma égua que ele também vendeu e por Fábio Leivas, campeão do Ranking, cujo cavalo, Lancelot Domar, também tinha sido dele.
 
O vice-campeão brasileiro Sênior Top de 2010, Lourenço Viera da Silva, o Louro, que apresentou a jovem égua da criação nacional Singular Pia Lena Jmen, também estava muito feliz com o resultado. “É meu primeiro ano de Sênior Top. Faltou um pouco de experiência nesta final de hoje. Mas estou muito contente”, garantiu Louro, que havia virado na liderança para a final.

Fábio Leivas estava radiante pelo Rio de Janeiro. “É um ótimo resultado para o Estado. “Até agora, este ano já fomos campeões brasileiros de Amador B, Amador A, Amador, Sênior Top e eu fui campeão do Ranking. É uma ótima campanha. Meus objetivos foram cumpridos. Estou satisfeito”, disse o experiente cavaleiro da equipe Domar.

Tiago Mesquita sagra-se campeão brasileiro Sênior 1.40 metro e Rodrigo Marinho, vice

Em um páreo acirrado, no Brasileiro de Seniores, a categoria Sênior, com obstáculos a 1m40, só deu Rio de Janeiro mais uma vez nas primeiras posições do pódio.

O lugar mais alto foi para o jovem carioca Tiago Mesquita, com Krisnee du Defeey, conjunto recém formado, que sagrou-se campeão brasileiro 2010 com apenas 4,54 pontos perdidos em todo o concurso. O vice-campeonato foi para o Rio novamente, desta vez, Rodrigo Marinho com sua Varia, 8 pp.

Em 3º aparece, em mais um grande resultado para o Rio de Janeiro, José Marcos de Souza Baptista com Saphir Santa Cecília. Em 4º chegou o paulista Rodrigo Yue Der Tsau com Teka GMS. Em 5º , Celine Azevedo, mulher do campeão Brasileiro de Sênior Top, Luiz Felipe de Azevedo Filho que montou Tristan tambem pelo Rio e, em 6º, outro carioca Thiago Mattos com Rocco do Santo Antonio.

Resultados Individuais - Campeonato Brasileiro de Sênior Top - 1.50 metro

Campeão Luiz Felipe de Azevedo Filho/Special- Feerj – 8 pontos perdidos (pp)
Vice Lourenço Vieira da Silva/Singular Pia Lena Jmen – FPH – 17,94 pp
3º Luiz Franscico de Azevedo/Suleika- Feerj – 19,52 pp
4º Fabio Leivas da Costa/Lancelot Domar – Feerj – 25,34 pp
5º Fabio Sorti/Cui – Fph – 29,05 pts pp
6º Camila Ney Messias / Portal do Aço Uno Cruising – FPH – 36,55 pts
 
Resultados Individuais - Campeonato Brasileiro de Senior - 1.40 metro

Campeão Tiago Mesquita/Krisnee Du Defey - Feerj - 4, 54 pp
Vice Rodrigo Marinho/Varia - Feerj - 8 pp
3º José Marcos de Souza Baptista/Saphir Santa Cecília - Feerj - 8,15p
4º Rodrigo Yue Der Tsau/Teka GMS - FPH - 11,78 pp
5º Celine Azevedo/Tristan - Feerj - 12,18 pp
6º Thiago Mattos/Rocco do Santo Antonio - Feerj - 13,04 pp