Cesar com Misteur Império Egípcio: campeão do GP Bradesco Private Bank no 1º Grand National 5*

O campeão Cesar Almeida montando Misteur Império Egípcio; perfeitos do início ao fim / Foto: Raphael MacekSão Paulo - Cesar Almeida apresentando Misteur Império Egípcio sagrou-se campeão do GP Bradesco Private e o Vitor Teixeira levou o título de "melhor cavaleiro" do Grand National, único evento nacional 5* e o primeiro organizado pelo Clube dos Cavaleiros.

O cenário esteve impecável. Fechando o 1º Concurso de Saltos Nacional Grand National 5*, o Grand Prix Bradesco Private Bank reuniu as maiores feras do hipismo brasileiro na ensolarada tarde de domingo, dia 7 de novembro, no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP).

O GP, a 1.55 metro de altura com armação do course-designer top internacional Guilherme Jorge, teve participação de 33 conjuntos (cavalo/cavaleiro) dentre os quais os melhores 18 classificados habilitaram-se à 2ª e decisiva rodada com transmissão ao vivo pelo canal Bandsports.

Na primeira volta, os três melhores classificados foram, respectivamente, Cesar Almeida montando Misteur Império Egípcio, Lourenço Vieira da Silva apresentando Singular Pia Lena JMen, ambos de São Paulo, e o carioca Pedro Henrique Monteiro com JCR Remington, todos sem faltas, em 61s70, 63s55 e 59s86.

Seguindo a ordem inversa de classificação, Cesar e o sela francês recém importado Misteur Império Egípcio e Lourenço, o Louro, com o Brasileiro de Hipismo Singular Pia Lena JMen, presentearam o público e patrocinadores com mais um percurso sem faltas e, de quebra, com um desempate na corrida pelo título de campeão do GP Bradesco Private.

O resultado deu um pouco mais de tranquilidade para Cesinha e Misteur Império Egípcio, um belíssimo sela francês filho de Royal Feu de 10 anos, adquirido há apenas um mês por Daniel Aguiar incrementando ainda mais o time de cavalos de ponta do Haras Império Egípcio.

E o favoritismo se confirmou. Com muita categoria, em mais uma sequencia de saltos espetaculares, Cesinha com Misteur Império Egípcio, sem faltas em 61s7, sagrou-se campeão do GP Bradesco Private Bank."Adquirimos esse cavalo junto ao nosso amigo, o cavaleiro renomado cavaleiro português Luis Sabino.

Vencer nosso primeiro GP em tão pouco tempo é uma alegria enorme", garantiu Cesinha que já pensa no ano que vem. "Sem dúvida, disputar as seletivas do Pan 2010 é um dos grandes objetivos", comentou o campeão, integrante da equipe do ouro no Pan Rio 2007.

Louro e Singular Pia Lena JMen comemoraram o vice-campeonato. "Essa foi a nossa primeira disputa a 1.55 metro. Para mim foi como se tivéssemos vencido. No começo do ano eu perdi meus principais cavalos e tenho certeza que, muito em breve, a Singular Pia Lena JMen terá tudo para brigar pelas primeiras posições no circuito nacional", declarou Louro, também medalhista pan-americano na modalidade Concurso Completo, agora definitivamente adepto do Salto. "Vou correr por fora, mas quero lutar por uma vaga no Pan 2011." 

Já a 3ª colocação coube ao jovem talento paulista Renato Santaella Ribeiro com Grand Sapore Scorpion Malta Cleyton que registrou apenas um derrube na primeira volta, em 80s74, e zerou a segunda. O 4º posto foi para Pedro com JRC Emington, sem faltas na primeira volta em 84s70 e um derrube na segunda.

Na 5ª e 6ª colocação aparecem Rafael Ramos da Silva com Forest Bally Leck, 5 pontos, e Rodrigo Marinho montando Prince, 6 pontos, respectivamente, por São Paulo e Rio de Janeiro.  

Melhor cavaleiro Na soma dos resultados nas principais provas dessa segunda semana do Grand National, Vitor Teixeira, grande campeão do GP Samsung Classics,  levou a melhor. "A excelente premiação do Grand National vem a engrandecer e fomentar o hipismo brasileiro', destacou Vitor Teixeira, tricampeão pan-americano e dez vezes campeão brasileiro senior.

Grand National - único evento nacional 5* no país - é o primeiro sob organização da empresa Clube dos Cavaleiros, encabeçada por Marcello Artiaga e Renato Junqueira. O investimento total do evento foi de cerca de R$ 1 milhão, dos quais R$ 400 mil destinados a premiações e restante  em infraestrutura, divulgação, marketing e equipe.

"Contar com os melhores conjuntos em atividade no país, proporcionar o networking entre patrocinadores e competidores, além de possibilitar a popularização do esporte foi nossa maior conquista", afirmou Marcello Artiaga, medalhista pan-americano um dos organizadores do evento.