Concurso de Adestramento reuniu tops, amadores e jovens em SP

Mauro Pereira Jr com Don Enrico AMM está a caminho do Sul-americano 2018  / Foto: C.MayMauro Pereira Jr com Don Enrico AMM está a caminho do Sul-americano 2018 / Foto: C.May

São Paulo - O adestramento, considerado base de todas as modalidades do hipismo, reuniu jovens talentos, amadores e profissionais no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), no sábado, 20/10. 
 
O Concurso de Adestramento Nacional aconteceu em paralelo com a 6ª Etapa da Copa Santo Amaro, 9ª Etapa Campeonato do Campeonato Paulista e 5ª da Associação Brasileira do Puro Sangue Lusitano reunindo 53 conjuntos (cavalo x cavaleiro).
 
O juri esteve altamente capacitado com Claudia Moreira de Mesquita e Sandra Smith de Oliveira Martins, ambas juízas 4*, e Cel Marcio Navarro de Camargo, juiz internacional 2*. Também estiveram frente ao julgamento os Lindinha Macedo, Sonia Hansen e Ricardo Leão.
 
O evento contou com provas para cavalos novos, adestramento paraequestre, boa participação de alunos da Escola de Equitação da casa e outras entidades, bem como profissionais e candidatos às principais equipes brasileiras.
 
Para o cavaleiro Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM, a disputa também serviu como treino para os Sul-Americano da categoria Senior, entre 21 e 25/11, em Buenos Aires, na Argentina, válido como qualificativa para os Jogos Pan-americanos 2018 no Peru, por sua vez qualificativos para Toquio 2020. A equipe completa será anunciada pela Confederação Brasileira de Hipismo ainda essa semana.
 
Mauro e Don Enrico AMM empataram em 1º lugar com Sarah Waddell, integrante da equipe medalha de bronze no Pan 2015, com sua nova montaria Baccara H, ambos com 68,284% de aproveitamento na reprise St George, a mesma do primeiro dia nos Jogos Sul-Americanos. Destaque também para atuação da amazona Thereza Almeida, mãe dos cavaleiros olímpicos e pan-americanos Luiza e Pedro Almeida, que montando Xaparro do Vouga registrou 66,078% na St George, vencendo entre os amadores. Thereza começa a figurar entre os candidatos às equipes brasileiras, apontando que no hipismo, único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade, a idade não é limitante.
 
Visando promover a modalidade e o aprimoramento técnico foram diversas as atividades paralelas. Durante a inspeção veterinária da série Nacional, Sandra Smith de Oliveira Martins, também diretora da Confederação Brasileira de Hipismo. Sandra também coordenou um encontro com cavaleiros e amazonas candidatos a equipe brasileira no Sul-americano Seniores 2018 e Pan-americano 2019. Claudia Moreira Mesquita, experiente juiza internacional 4*, ministrou uma palestra com o tema ” Como é feito o julgamento da prova de Cavalos Novos” e Sandra falou sobre “Como ganhar mais pontos nas reprises – erros de base”.
 
Agenda – O próximo compromisso oficial da caravana do adestramento é o Campeonato Brasileiro que acontece entre 8 e 11/11, na Sociedade Hípica Paulista. Atuarão no juri Claudia Mesquita, presidente, ao lado de Sandra Smith de Oliveira Martins, Cel Marcio Navarro de Camargo, Lindinha Macedo, Sonja Hannsen, Claudia de Sant'Anna e Cel Rui Cesar Mello.
 
"A expectativa é receber cavaleiros e amazonas de seis estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Curitiba, Porto Alegre, Distrito Federal, além é claro, São Paulo, que pode ser considerado berço da modalidade no país", adianta Sandra Smith de Oliveira Martins.
 
O evento também contará com um fórum de Adestramento abordando apresentação dos cavalos na inspeção veterinária, o trabalho e funções do steward, cuidados para não perder pontos nas reprises, escala de treinamento e julgamento de cavalos novos.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

{vimeo}152147861{/vimeo}

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook