Presidente da FEI comemora o "fair play" e o esporte limpo no Rio 2016

Um total de 60 cavalos foram testados durante os Jogos de acordo com os Regulamentos de Anti-Doping e Medicamentos Controlados da FEI / Foto: Divulgação/CBH

Rio de Janeiro - O Presidente da Federação Equestre Internacional, Ingmar De Vos, comemorou duplamente após a confirmação de que todos os testes anti-doping do hipismo nos Jogos Olímpicos Rio 2016, tanto de humanos quanto de equinos, deram negativo.
 
"Manter nosso esporte limpo é uma parte central do nosso trabalho diário na FEI, mas não ter nenhuma incidência de doping tanto em Londres quanto no Rio é algo para qualquer esporte ficar orgulhoso, especialmente porque estamos testando cada vez mais substâncias", disse o Presidente. "E, com o alto nível do esporte equestre no Rio, é realmente algo para celebrarmos."
 
Um total de 60 cavalos - 30% dos 200 animais que competiram - foram testados durante os Jogos de acordo com os Regulamentos de Anti-Doping e Medicamentos Controlados da FEI. Todos os animais dos medalhistas individuais e dos 4º colocados foram testados, e pelo menos um cavalo de cada um dos times medalhistas. Também foram feitos testes em animais escolhidos ao acaso pelo computador. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central da FEI em Newmarkt, na Grã Bretanha, um dos cinco laboratórios aprovados pelo mundo, e os resultados finais saíram essa semana.
 
Os atletas humanos foram testados pelo Comitê Olímpico Internacional e todas as amostras deram negativo. Foram testados os quatro primeiros colocados individuais e por equipes, além de atletas escolhidos ao acaso.
 
"Os esportes equestres na Rio 2016 foram incríveis", comemorou Ingmar De Vos. "Agradecemos imensamente ao Comitê Organizador, que trabalhou em circunstâncias verdadeiramente desafiadoras e viabilizaram um local fantástico para as competições equestres, e que também será ideal para os Jogos Paralímpicos. Não poderíamos esperar por melhores condições e ter a confirmação de esporte limpo com "fair play" é a cereja do bolo", finalizou.

Veja Também: