Hipismo apontará os primeiros países classificados para a Rio 2016

Adelinde Cornelissen fez parte da equipe holandesa do hipismo adestramento que conquistou o bronze nos Jogos Londres 2012 / Foto: Getty Images / Alex Livesey

Rio de Janeiro - A pouco menos de dois anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, serão conhecidos, nos próximos dias, os primeiros países classificados para o evento. 
 
Caberá ao hipismo, um dos esportes mais tradicionais da história Olímpica, a  honra de apontar as primeiras nações a garantirem suas vagas, por meio dos Jogos Equestres Mundiais, que acontecem na Normandia, na França, entre os dias 25 de agosto e 07 de setembro.
 
A competição colocará em jogo as primeiras 14 vagas por equipes para os Jogos Olímpicos, distribuídas entre as modalidades hipismo saltos, hipismo adestramento e hipismo CCE, além de três vagas por equipes para a competição de hipismo Paralímpico.
 
Os primeiros classificados sairão do hipismo adestramento, que terá 25 equipes de países diferentes na disputa. Nesta terça-feira (26), as três melhores equipes da modalidade carimbarão os passaportes de seus países para os Jogos Olímpicos Rio 2016. No mesmo dia, serão conhecidas também as três primeiras nações asseguradas na competição de hipismo dos Jogos Paralímpicos. Equipes de 19 países disputam as vagas.
 
O hipismo CCE classificará seis equipes para os Jogos Rio 2016 e a definição acontecerá no domingo (31), com 16 países na briga por uma vaga. As cinco vagas restantes, destinadas ao hipismo saltos, terão seus donos conhecidos na quinta-feira (04).
 
Medalha de bronze na prova por equipes do hipismo adestramento nos Jogos Londres 2012, a Holanda é a atual campeã mundial e sonha com a classificação antecipada para os Jogos Rio 2016. Adelinde Cornelissen, de 35 anos, acredita que as vagas Olímpicas em jogo na Normandia dão um peso especial ao evento.
“Os Jogos Equestres Mundiais são especiais por si só, mas a possibilidade de garantir uma vaga nos Jogos Rio 2016 torna o evento ainda mais importante. Vamos fazer o nosso melhor e seria ótimo garantir nossa classificação para os Jogos Olímpicos”, revela a holandesa.
 
A equipe da Grã-Bretanha chega credenciada pelo título Olímpico na prova de saltos. Medalhista de prata nos Jogos Los Angeles 1984, Michael Whitaker comemora a oportunidade de buscar o tricampeonato mundial da prova.
 
“Estou muito feliz por ter sido escolhido para representar a Grã-Bretanha e vamos à competição em busca da vitória. Vencemos as duas últimas edições da competição e seria ótimo conquistar o terceiro título consecutivo”, diz o veterano de 59 anos.
 
No hipismo CCE, os britânicos conquistaram a prata nos Jogos Londres 2012. Dono de três medalhas Olímpicas, prata em Londres 2012 e Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, William Fox-Pitt aposta na força da equipe para conquistar uma vaga nos Jogos Rio 2016.
 
“É sempre uma honra fazer parte da equipe da Grã-Bretanha, e neste ano temos uma equipe muito forte, então a expectativa é conseguir um bom resultando e a vaga nos Jogos Rio 2016. Os Jogos Equestres Mundiais são sempre muito especiais e é um privilégio representar o meu país”, diz o atleta de 45 anos.
 
País-sede dos Jogos Rio 2016, o Brasil tem a participação garantida de uma equipe em cada uma das três modalidades do hipismo nos Jogos Olímpicos. Por isso, a equipe de saltos, que conta com Álvaro de Miranda Neto, o Doda, medalhista de bronze nos Jogos Atlanta 1996 e Sydney 2000, vê a competição como uma ótima oportunidade de preparação para competir em casa, daqui a dois anos.
 
“Na última edição, em 2010, conseguimos o quarto lugar por equipes e queremos superar esse resultado. Sabemos que a disputa vai ser acirrada porque a competição será classificatória para os Jogos Rio 2016 e muitas equipes vão com força total, mas nosso time se preparou muito bem e vamos entrar com tudo na pista. O resultado será importante para a nossa preparação para o Rio 2016”, comenta o brasileiro.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook