Catar garante vaga inédita para o hipismo em 2016

Atletas do Catar superaram equipes de 11 países para conquistar a classificação / Foto: FEI / Richard / Juilliart

Rio de Janeiro - O Catar fará sua estreia na competição de saltos do hipismo nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O país árabe conquistou sua vaga nos primeiros Jogos Olímpicos que serão disputados na América do Sul ao vencer a segunda etapa da Copa das Nações, disputada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A competição reuniu equipes de 11 países da Ásia, da África e da Europa, mas apenas os asiáticos e africanos competiam pela vaga olímpica.
 
Com ótimo aproveitamento, a equipe do Catar cometeu apenas cinco faltas, ficando bem à frente da vice-campeã Ucrânia, que cometeu 19, e de seus concorrentes pela vaga olímpica em jogo – Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Jordânia e Marrocos. A inédita classificação olímpica foi muito comemorada pelos atletas cataris.
 
“É a primeira vez que o Catar se classifica para os Jogos Olímpicos. É até difícil falar como nos sentimos agora, sendo a melhor equipe arábica, vencendo a Copa das Nações e avançando para os Jogos Olímpicos, que era o mais importante para nós. Foi uma tarefa difícil e tivemos que nos esforçar muito para obter esta conquista. Não vamos parar aqui, vamos continuar avançando”, garantiu o cavaleiro Sheikh Ali Bin Khalid Al Thani.
 
Sete países garantidos - Além do Catar, também já estão garantidas na competição de saltos do hipismo nos Jogos Rio 2016 as equipes do Brasil, país-sede, e de Holanda, França, Estados Unidos, Alemanha e Suécia, que garantiram suas vagas nos Jogos Equestres Mundiais, em 2014.
 
A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.
 
Veja Também: