Alemanha, Inglaterra e Holanda conquistam primeiras vagas olímpicas

Abertura dos Jogos Equestres Mundiais, que deram as primeiras vagas para estrangeiros nas Olimpíadas de 2016 / Foto: PSV Photo Normandie 2014

Rio de Janeiro - Além do Brasil, que como país-sede, garante vagas em praticamente todas as modalidades, três países europeus abriram caminho para as Olimpíadas do Rio, em 2016, e garantiram suas equipes de adestramento nos Jogos. 

Alemanha, Grã-Bretanha e Holanda subiram ao pódio na disputa por equipes no Mundial de Hipismo, na Normandia, na França. No campeonato, que reúne mais de 1000 atletas, as equipes precisam se apresentar em quatro minutos com seus cavalos, exibindo o quão adestrados estão.

Com 241,700 pontos, a equipe alemã deixou britânicos (231,243) e holandeses para trás (227,400). O time alemão é formado pelas amazonas Isabell Werth, Helen Langehanenberg, Kristina Sprehe e Fabienne Lutkmeier.

O Brasil foi a Normandia com uma equipe formada pelos irmãos Luiza, Pedro e Manuel Almeida, além de João Victor Oliva, filho da ex-jogadora de basquete Hortência. O quarteto terminou em 24º. Na disputa individual, Oliva foi o brasileiro mais bem qualificado, em 85º dentre cem atletas. 

O Mundial de Hipismo Adestramento foi a primeira competição a distribuir vagas olímpicas. Ainda nos Jogos Equestres haverão equipes classificadas nos Saltos e CCE (Concurso Completo de Equitação). Em setembro, os mundiais de tiro esportivo e vela também carimbarão passaportes para o Rio.