Comitê diz que arena do handebol virará quatro escolas após 2016

Uma instalação temporária que se transforma, em definitivo, em um legado Olímpico. Imagem mostra projeto da Hall Olímpico 4, a ser construído na Barra / Foto: EOM

Rio de Janeiro - Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, cerca de 12 mil apaixonados por esporte lotarão o Hall Olímpico 4, a ser construído no Parque Olímpico da Barra, para as competições de handebol e goalball. 

Uma grande inovação, no entanto, atrai as atenções para o projeto antes mesmo de sair do papel. Inédita, uma proposta de arquitetura nômade permitirá que a instalação seja desmontada e seus componentes reaproveitados para formar quatro escolas municipais, cada uma com capacidade para 500 alunos, após o Rio 2016.
 
A instalação foi planejada inicialmente como uma estrutura permanente para integrar o Centro Olímpico de Treinamento (COT) após os Jogos. No entanto, um estudo mais detalhado revelou que os três primeiros Halls Olímpicos já atenderiam ao COT. Para evitar que uma instalação permanente fosse construída sem contar com uma ampla utilização após os Jogos, uma solução criativa foi encontrada.
 
Esta é a primeira vez que este conceito de arquitetura nômade é aplicado, garantindo que até mesmo uma instalação temporária deixe legado tangível para a cidade. Estruturas como rampas de acesso, escadas, cobertura e fachada foram concebidas de início considerando as especificações da instalação de competição, mas também sua reutilização como escola.
 
“Transformar a arena em quatro escolas após os Jogos é um excelente exemplo do compromisso do Rio em garantir que os Jogos deixem legados tangíveis para a nossa comunidade. A arquitetura nômade definida pelos nossos parceiros governamentais é uma novidade e estamos orgulhosos de que 2000 estudantes brasileiros poderão se beneficiar com isso por muitos anos”, comentou Carlos Nuzman, presidente do Rio 2016.
 
A localização destas escolas também já está definida. Três beneficiarão estudantes da região da Barra – uma na região do Parque Olímpico; a segunda, em um terreno na Avenida Salvador Allende; e a terceira, perto do Parque Carioca. A quarta escola será montada em um terreno em São Cristóvão.
 
Nesta quinta-feira, dia 14, a Prefeitura do Rio lançou o edital de licitação para a construção, operação e desmontagem do Hall Olímpico 4, que será erguido em uma área de cerca de 35 mil metros quadrados do Parque Olímpico. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2014 e terminar no segundo semestre de 2015.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook