Com título europeu, handebol da Noruega se garante em 2016

A central Stine Bredal Oftedal marcou dois gols para a Noruega na decisão / Foto: EHF / Uros Hocevar

Rio de JaneiroAtual bicampeã Olímpica, a seleção feminina de handebol da Noruega tentará o tri nos Jogos Rio 2016. A equipe escandinava é a primeira seleção do esporte a garantir classificação para a próxima edição Olímpica. O passaporte das norueguesas foi carimbado neste domingo (21), com o título do campeonato europeu, disputado na Croácia e na Hungria.

Na decisão, realizada na cidade húngara de Budapeste, as norueguesas conquistaram seu sexto título europeu derrotando a Espanha, medalhista de bronze nos Jogos Londres 2012, por 28 a 25. A equipe comandada pelo técnico Thorir Hergeirsson foi para o intervalo perdendo por 12 a 10, mas contou com a grande atuação de Linn-Kristin Koren, que marcou 10 gols na partida, para conseguir a virada e garantir a vaga Olímpica.
 
“Estamos muito felizes. Não pensamos que o título seria possível alguns meses atrás, mas tínhamos este sonho, acreditamos nele e trabalhamos duro dia após dia. O mérito é todo das jogadoras. Tivemos dificuldades no primeiro tempo, mas conseguimos nos recuperar e vencer”, disse o treinador norueguês Thorir Hergeirsson após a classificação.
 
A goleira Silje Solberg também destacou a força da equipe na competição e elogiou todas as companheiras pelo título.
 
"Não esperava nada do campeonato e estou muito orgulhosa que nossa equipe chegou até aqui. Apenas acreditamos em nós mesmas. Revertemos partidas, nunca desistimos, lutamos muito e isso foi suficiente. Estou muito orgulhosa", comentou a goleira.
 
Além da Noruega e do Brasil, atual campeão mundial e com vaga garantida como país-sede, outras dez seleções femininas disputarão os Jogos Olímpicos Rio 2016. Seis vagas serão definidas no pré-Olímpico mundial, três por meio de classificatórios continentais e uma estará em jogo no campeonato mundial de 2015.
 
No masculino, o primeiro classificado sairá do campeonato mundial, que acontecerá entre os dias 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015, no Qatar.