Brasileiro quer fazer história no golfe olímpico em 2016

Adilson da Silva é o golfista brasileiro mais bem colocado no ranking mundial / Foto: Stanley Chou / Getty Images

Rio de Janeiro - Ele seguiu para outro continente em busca da carreira profissional no esporte – até que surgiu a oportunidade de voltar para casa e fazer história. Atual número 330 do golfe no mundo, Adilson da Silva é o atleta brasileiro mais bem colocado no ranking e pode se tornar o primeiro golfista a defender o país nos Jogos Olímpicos. A ocasião não poderia ser mais emblemática - os Jogos Rio 2016 marcam a volta do esporte ao programa Olímpico após 112 anos.
 
“Será muito especial! É uma honra, um sonho para mim, e eu estou correndo atrás dele”, afirmou o atleta em entrevista ao site rio2016.com.
 
País-sede da competição, o Brasil tem duas vagas garantidas para o golfe - uma para o torneio masculino e outra para o feminino. Para carimbar seu passaporte, Adilson precisa ser o golfista brasileiro mais bem colocado no ranking mundial no dia 11 de julho de 2016. O segundo colocado, Rafael Becker, ocupa atualmente a 662ª posição.
 
De olho nos Jogos, o atleta se prepara para manter a dianteira no ranking até lá e já sonha enfrentar, no Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, grandes ícones do esporte mundial, como o irlandês Rory McIlroy e o norte-americano Bubba Watson.
 
“O torneio Olímpico terá um nível altíssimo, com jogadores muito fortes. Com certeza, será uma grande experiência. Me sinto bem, com confiança de que vou manter meu ranking e conseguir me classificar”, aposta.
 
Adilson joga atualmente na África e acumula mais de 40 títulos na carreira, além de duas participações nas Copas do Mundo de Golfe (2011 e 2013), em que representou o Brasil.
 
“Representar o meu país sempre foi o grande momento da minha carreira, já tive esta oportunidade duas vezes. Mas agora será nos Jogos Olímpicos, e com certeza mais emocionante ainda”, afirmou o atleta, que deixou o país, aos 19 anos, rumo à África para se profissionalizar no esporte.
 
Na opinião do golfista, os Jogos Rio 2016 serão uma oportunidade de popularizar o esporte no país. O Campo Olímpico de Golfe, em construção na Barra, será aberto ao público após a competição – um dos legados esportivos mais importantes do evento.
 
“Precisamos despertar a curiosidade do público para o golfe, aproximar a torcida do esporte. E os Jogos Olímpicos com certeza vão ajudar nisso. Não tenho dúvidas de que o interesse vai aumentar”, conclui.
 
No total, 60 atletas vão disputar o torneio de golfe dos Jogos Rio 2016. Com o limite de quatro golfistas por país, os mais bem classificados no ranking mundial no dia 11 de julho de 2016 estarão qualificados para competir. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook