Eliane Sampaio se prepara para primeira competição de 2011

A ginasta Eliane Sampaio será a representante brasileira na etapa da Copa do Mundo de Pesaro, que será de 25 a 27 deste mês. Eliane e sua técnica, Anna Danielyan, embarcam para a Itália na próxima segunda-feira, dia  21 de Março  / Foto: Divulgação

São Paulo - A Ginástica Rítmica do Brasil fará sua estreia no calendário de competições de 2011 na próxima semana. A ginasta Eliane Sampaio será a representante brasileira na etapa da Copa do Mundo de Pesaro, que será de 25 a 27 deste mês. Eliane e sua técnica, Anna Danielyan, embarcam para a Itália na próxima segunda-feira, dia  21 de Março.

 

A preparação para a primeira competição de 2011 começou desde o início do ano e a ginasta acredita estar preparada. "Estou treinando com foco nessa etapa de Copa do Mundo há mais ou menos dois meses e estou me esforçando bastante para conseguir fazer o melhor possível em Pesaro", afirmou Eliane Sampaio.

A ginasta do Brasil mostrará novidades, já que se apresentará nos quatro aparelhos, sendo que, em dois deles, com séries novas. De acordo com o rodízio de aparelhos designado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), em 2011, sai corda e entra maças. Eliane fará novas séries nas maças e na fita e manterá as mesmas do ano passado na bola e no arco.

"Já estou bem adaptada as novas séries. Ajudei a escolher as músicas e gostei muito das duas. Estou me sentindo confortável e feliz pela volta das maças, que é um aparelho que sempre gostei muito. Acho que, por isso, fica mais fácil essa adaptação", explicou Eliane Sampaio.

Além de duas novas séries, a ginasta ainda leva para a Itália o peso de ser a única representante do Brasil. "Essa vai ser a minha primeira competição do ano, com mudanças no programa e, ainda, sendo a única ginasta brasileira. Sei que é uma responsabilidade grande, mas estou me preparando para isso", garantiu Eliane.
Na competição Individual, a brasileira estará entre um total de 47 ginastas de 31 países na busca por bons resultados. Na disputa de Conjunto, onde o Brasil não estará representado, serão 17 no total.

A treinadora Anna Danielyan alerta que, após dois meses de treinos, este ainda é o início do trabalho. "A Eliane está treinando muito, duas vezes por dia, bastante focada e se preparando bem. Mas, claro, não podemos deixar de destacar que essa será apenas a primeira competição dela no ano e, assim como todas as outras, ainda busca entrar no ritmo", comentou Anna.

De qualquer forma, a técnica do Brasil afirma que o pensamento é positivo. "Sempre trabalhamos pensando em fazer a melhor apresentação. E, com certeza, é com essa ideia que vamos para Pesaro na próxima semana", concluiu Anna Danielyan.