Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica será nesta semana em Natal

Sérgio Sasaki, uma das atrações do Circuito Caixa, disputado em Natal (RN) / Foto: Divulgação CBGSão Paulo - Atletas da Ginástica Artística e da Rítmica chegam a Natal (RN) na próxima quinta-feira (25) e à tarde já começam a treinar para o Circuito Caixa, que será realizado na sexta e no sábado, no Ginásio de Esporte Nélio Dias. Alguns dos principais nomes da ginástica artística, como Jade Barbosa, Daniele Hypolito e Sérgio Sasaki, estão confirmados, assim como Eliane Sampaio e Drielly Daltoé, da Seleção Brasileira de Rítmica. E a novidade desta última etapa da 2010 será a estreia do Circuitinho Caixa, que envolverá 26 crianças de 7 a 11 anos.

O dia de quinta-feira (25) será de treinamentos. Na sexta, as crianças começam o aquecimento às 13h30 e competem das 14h às 15h30. Às 16h, será a divulgação dos trios classificados para a final do Circuitinho, que será no sábado, das 16h às 18h30. Neste campeonato, os ginastas se unem em trios, sendo dois da ginástica artística e uma da rítmica. As notas são somadas e vence o trio que mais pontuar. A programação da categoria adulto também terá início na quinta-feira, com os treinos, assim como na sexta. A competição pelo Circuito Caixa será no sábado, das 16h às 18h30.

De acordo com a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Cacho Resende, a ideia do Circuitinho surgiu com o intuito de integração entre os jovens ginastas e os mais experientes. "É válido ressaltar que o Primeiro Circuitinho Caixa, além de uma grande oportunidade de confraternização, será também um momento ímpar onde os integrantes do projeto, poderão fazer intercâmbio de experiências, conhecimentos e ainda avaliar a evolução técnica do projeto", disse Luciene Resende.

Projeto - As crianças que estarão nesta primeira etapa do Circuitinho são do Centro de Excelência Jovem Promessa Caixa, projeto que conta com 21 núcleos distribuídos em todas as regiões do país - cada núcleo com cerca de 130 crianças.

O objetivo do projeto é proporcionar a iniciação à ginástica de crianças que não tenham condições financeiras, visando o crescimento da modalidade e a inclusão social dessas crianças. Porém, o projeto não só abrange o cunho social, como pretende revelar futuros talentos para a ginástica Brasileira.

Os estados beneficiados com o Centro de Excelência Jovem Promessa Caixa são Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Amazonas, Belém, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe. E mais um será inaugurado neste final de semana em Natal.

Para cada um deles, a Caixa fornece equipamentos, uniformes e monitores. No total, os Centros atendem cerca de 3000 crianças.