Rafael Andrade faz treino de pódio da ginástica de trampolim

Primeiro representante brasileiro na história da modalidade, goiano faz teste na Arena Olímpica do Rio das 9h às 11h / Foto: DivulgaçãoPrimeiro representante brasileiro na história da modalidade, goiano faz teste na Arena Olímpica do Rio das 9h às 11h / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Pela primeira vez na história, um representante da ginástica de trampolim brasileira participa de uma edição dos Jogos Olímpicos. Antes de disputar a classificatória, Rafael Andrade faz o treino de pódio nesta sexta-feira (12), das 9h às 11h, na Arena Olímpica do Rio.
 
O 'aquecimento' de amanhã vai auxiliar a caminhada olímpica do goiano de 30 anos, que tem como objetivo fazer apresentações bonitas para a torcida brasileira. 
 
"Eu espero fazer as duas séries sólidas e bem executadas. Meus treinos estão sendo bem focados nisso, na eficiência para gerar qualidade. O fato do Brasil ter o primeiro representante em uma edição dos Jogos Olímpicos é um passo enorme para a evolução da modalidade dentro do País. Acho que minha participação servirá de inspiração para as novas gerações de atletas a sonharem mais alto e buscarem o objetivo de participar de uma edição também. Fico muito honrado de ter conquistado essa classificação e poder representar o esporte que amo e já faço há 20 anos", contou Rafael, que trabalhou forte durante anos em busca desse sonho. 
 
Durante o ano, Rafael participou do evento-teste, de etapas de Copa do Mundo e do campeonato inglês. "Posso dizer que isso foi bastante positivo, pois esses eventos me deram um ritmo de competição grande", explicou. 
 
A técnica Tatiana Figueiredo também tem a mesma opinião do ginasta. "O ritmo de competições internacionais na reta final de preparação foi importante. Já aqui no Rio, estamos realizando alguns ajustes e trabalhando a parte psicológica. Ele está confiante. É uma competição em casa, mas já passamos por uma boa preparação no evento-teste, em abril", frisou. 
 
Após o treino de pódio de amanhã, Rafael faz a classificatória no sábado (13), das 14h às 15h35. A primeira etapa contará com 16 participantes. Os oito melhores fazem a final no mesmo dia, das 15h40 às 16h30.
 
Programação 
 
Sexta-feira (12)
14h às 15h35: classificatória trampolim feminino
15h40 às 16h30: final trampolim feminino
 
Sábado (13)
14h às 15h35: classificatória trampolim masculino (Rafael Andrade)
15h40 às 16h30: final trampolim masculino
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook