Copa do Mundo de Ginástica Artística será teste para Rio 2016

Arthur Zanetti foi campeão nas argolas no evento-teste, em abril / Foto: Ricardo Bufolin / CBG

Rio de Janeiro - Daqui a três meses, os melhores ginastas do mundo iniciam as competições da ginástica artística pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mais um teste importante para o maior evento esportivo do planeta será a etapa de São Paulo (SP) da Copa do Mundo de Ginástica Artística, no Ginásio do Ibirapuera, entre os dias 20 e 22 de maio.

Pela primeira vez na história, a ginástica artística brasileira vai para uma edição dos Jogos Olímpicos com as equipes masculina e feminina completas. Com as vagas já conquistadas, agora, as comissões técnicas seguem em avaliações constantes, para que sejam definidos os cinco homens e as quatro mulheres que irão para o Rio 2016. Por isso, o bom desempenho em todas as competições passa a ser ainda mais importante.
 
No masculino, os convocados para o desafio em São Paulo (SP) são Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior e Sérgio Sasaki. Henrique Medina e Péricles da Silva serão hour concours, ou seja, se apresentam sem concorrer a medalhas.
 
"Nas etapas de Copas do Mundo que tivemos aqui no Brasil, já ganhamos várias medalhas. Só tivemos experiências boas. O atleta tem que aproveitar que o público está a favor dele, que estão todos torcendo por ele. É um pressão positiva. Já fora do Brasil é mais difícil reverter a situação quando algo não sai como o planejado", apontou Renato Araújo, treinador-chefe da seleção masculina. "Para os Jogos Olímpicos, a nossa expectativa é formar a melhor seleção possível, então todas as competições são utilizadas como forma de avaliação", completou.
 
Pelo feminino, as participantes são Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Rebeca Andrade. Lorrane Oliveira e Thauany Araújo serão hour concours. "Mais uma vez, esse momento será importante para a experiência que as mais jovens vão adquirir. Além disso, é uma forma do brasileiro conhecer ainda mais a ginástica e as nossas atletas", comentou a coordenadora da seleção de ginástica artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Georgette Vidor.
 
A coordenadora explicou ainda o motivo da ausência de Flávia Saraiva, um dos principais nomes da ginástica artística no momento. "O foco da Flávia é na preparação olímpica. Ela já fez muitas competições este ano e precisa cumprir um planejamento. Temos ainda que testar outras ginastas. Mesmo sem competir, ela irá ao ginásio para prestigiar a torcida", garantiu Georgette.
 
Na lista de participantes, alguns já contam com vagas individuais para os Jogos Olímpicos. São eles: a argentina Ailen Valente, os chilenos Tomas Gonzalez e Simona Castro, a colombiana Catalina Elena Escobar Gomez e a venezuelana Jéssica Lopez.
 
Aparelhos
 
Arthur Nory (prata no individual geral na Copa do Mundo da Escócia) fará as provas de solo, cavalo com alças e barra fixa; Arthur Zanetti competirá nas argolas (ouro no evento-teste dos Jogos Olímpicos); Caio se apresenta no salto e paralelas; Diego estará no solo (ouro nas Copas do Mundo do Catar e da Alemanha); Francisco faz argolas e paralelas, enquanto Sasaki estará no cavalo com alças, no salto e na barra fixa.
 
Já no feminino, Carolyne compete no solo, Daniele no salto e na trave, e Jade nas barras assimétricas. Já Rebeca busca medalhas nas barras assimétricas (bronze no evento-teste dos Jogos Olímpicos), além de se apresentar na trave e no solo.
 
Veja Também: