Polêmica: Fifa desobriga clubes a liberarem atletas para Rio 2016

 Neymar poderia ficar de fora da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou que os clubes não têm a obrigação de liberar seus jogadores para a disputa do torneio olímpico da modalidade nos Jogos de 2016, no Rio. 
A regra das Olimpíadas é que as seleções sejam representadas por atletas com até 23 anos, podendo, no entanto, serem convocados até três jogadores acima dessa idade. 
 
"O evento não faz parte do calendário internacional de jogos", justifica-se a Fifa. "No entanto, a Fifa está pedindo o apoio dos clubes para permitir que os jogadores que forem convocados por suas seleções nacionais possam viver a oportunidade de ser parte da experiência olímpica", acrescenta o comunicado de imprensa lançado pela entidade máxima do futebol. 
 
Depois da nota oficial da Fifa, há um temor de que os principais craques mundiais desfalquem os Jogos Olímpicos. Messi, Di Maria, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Thomas Müller e Neymar são alguns que poderiam ficar de fora. 
 
Esses atletas deverão ser, muito provavelmente, convocados pelas suas seleções, já classificadas para as Olimpíadas do Rio. Brasil, Argentina, Alemanha, Portugal, Suécia, Fiji e Dinamarca são os garantidos até agora. A Colômbia é uma das que disputam a repescagem e conta com a ajuda de James Rodriguez para se dar bem no torneio olímpico. 
 
Em 2012 a situação foi oposta, tendo a Fifa obrigado os clubes a liberarem seus jogadores sub-23 para os Jogos de Londres. Já em Pequim 2008, a Corte Arbitral do Esporte decidiu que o Barcelona não seria obrigado a liberar Messi para os Jogos. Um acordo entre o jogador e o clube catalão, no entanto, permitiu que Leo fosse à China e saísse de lá com o ouro olímpico, pela Argentina.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook