Alemanha e Dinamarca garantem vaga no futebol masculino em 2016

A seleção masculina de futebol da Alemanha está classificada para os Jogos Olímpicos Rio 2016 / Foto: Uefa

Rio de Janeiro - Pela primeira vez desde sua reunificação, em 1990, a Alemanha está classificada para a disputa masculina do futebol dos Jogos Olímpicos. 
 
Dois anos após conquistarem a Copa do Mundo, os germânicos terão nova chance de celebrar um título no Maracanã, no Rio 2016. A vaga Olímpica foi assegurada nesta terça (23), após o empate em 1 a 1 com a anfitriã República Tcheca, em Praga, resultado que também classificou os alemães para a semifinal do Campeonato Europeu sub-21. 
 
Outro país que garantiu ontem no futebol masculino nos Jogos foi a Dinamarca, após vencer a Sérvia por 2 a 0 - ao lado de Brasil e Argentina, as duas seleções europeias formam o grupo de classificados para os Jogos Olímpicos no futebol masculino até agora.
 
Nesta quarta-feira (24) haverá a definição do Grupo B do Europeu sub-21, que pode apontar outros dois classificados para os Jogos, com os duelos Inglaterra x Itália e Portugal x Suécia. Portugal soma 4 pontos, enquanto Inglaterra e Suécia têm 3, e a Itália, 1. A Inglaterra participa do campeonato, mas sem direito a obter a classificação Olímpica – as confederações de futebol do país e as da Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales não chegaram a um acordo para defender a Grã-Bretanha no Rio 2016, diferentemente do que ocorreu em Londres 2012. 
 
Entre os destaques da equipe da Alemanha no Europeu sub-21 estão o goleiro Ter Stegen, titular do Barcelona na conquista da Liga dos Campeões da Europa de 2015, e o zagueiro Matthias Ginter, do Borussia Dortmund, que estava no elenco que conquistou a Copa do Mundo de 2014.
 
A última participação alemã no futebol masculino foi como Alemanha Ocidental, em Seul 1988, onde obteve a medalha de bronze ao superar a Itália por 3 a 0. Na semifinal, os germânicos, que tinham Jürgen Klinsmann como maior estrela daquele time, foram superados pelo Brasil (de Romário, Taffarel e Bebeto, entre outros), nos pênaltis (4 a 3), após empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação. Antes disso, a Alemanha Oriental foi ao pódio quatro vezes, com um ouro (1976), uma prata (1980) e dois bronzes (1964 e 1972).
 
Os demais participantes do futebol masculino no Rio 2016 também são definidos por torneios continentais. Na Ásia e na África, classificam-se as três melhores seleções. O campeonato das Américas do Norte, Central e Caribe (Concacaf) classifica os dois finalistas, e o da Oceania, apenas o campeão. Uma terceira seleção da Concacaf disputará uma vaga na repescagem contra a Colômbia, segunda melhor do Sul-Americano. Como país-sede, o Brasil tem a vaga garantida. O sistema de classificação Olímpica para o torneio feminino é semelhante, com cada confederação continental tendo direito a um número determinado de vagas. 
 
Veja Também: