189ª no ranking da FIFA, Fiji disputará Rio 2016 após "tapetão"

Fiji estará pela primeira vez no torneio de futebol olímpico / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - Com a exclusão da Nova Zelândia, devido à escalação irregular de um de seus jogadores, a desconhecida seleção de Fiji, 189ª no ranking atual da FIFA, conseguiu uma vaga para o torneio olímpico de futebol na Rio 2016. A informação foi confirmada pela Confederação de Futebol da Oceania, nesta sexta-feira. 
 
Para a Nova Zelândia, o sonho de vir ao Rio acabou em julho, quando a entidade que rege o esporte no continente decidiu que o zagueiro Deklan Wynne, nascido na África do Sul, seria inelegível para a final contra Fiji, jogo que definiria a vaga olímpica.
 
Mesmo recorrendo à decisão, justificando que jogador mora na Nova Zelândia com sua família desde os 14 e treinou nas categorias de base do país, a Confederação manteve a decisão. 
 
"O futebol da Nova Zelândia agora vai considerar duas opções, incluindo uma possível apelação à Corte Arbitral do Esporte", rebateu o diretor-executivo da associação neozelandesa de futebol, Andy Martin.
 
Os sub-23 de Fiji venceram Vanuatu por 4 a 3 nos pênaltis após empate no tempo regulamentar, depois que a Nova Zelândia foi expulsa da final. 
 
Veja Também: