Rexona-Sesc vence e é tetracampeão Sul-Americano

Equipe carioca bate o Uberlândia e conquista vaga no Mundial de clubes / Foto: Tulio Calegari/Dentil Praia

Minas Gerais - É campeão! Pela quarta vez o Rexona-Sesc conquistou o campeonato Sul-Americano de clubes. Foi o primeiro confronto entre Rexona-Sesc e Dentil/Praia Clube em um Sul-Americano.
 
Mas a equipe carioca manteve a invencibilidade diante do rival mineiro e venceu por 3 sets a 1 (25-19, 20-25, 25-19 e 25-10), conquistando o título do torneio continental e uma vaga no Mundial de clubes, que será disputado em maio, em Kobe, no Japão. 
 
Mesmo jogando na casa do adversário, o Rexona-Sesc começou a partida impondo um forte ritmo de jogo. E, apesar da ascensão mineira no segundo set, a equipe carioca soube controlar os nervos e ajustar os detalhes para voltar a liderar o marcador a partir do terceiro set . 
 
“Quando começou a temporada a gente sabia da importância desse campeonato. E sendo em Minas só aumentou as nossas dificuldades. Enfrentar o Praia na casa deles é uma missão dificílima. O primeiro set foi duro, mas a gente conseguiu ajustar e no detalhe abrimos uma diferença para vencer. No segundo desperdiçamos muito contra-ataque e isso fez toda a diferença. Mas a partir do terceiro, colocamos a cabeça no lugar, paramos de errar, jogamos a pressão para o lado delas e nosso jogo funcionou. O quarto set foi atípico, mas que bom que deu tudo certo para a gente. Missão cumprida”, analisou Gabi, que foi eleita a jogadora mais valiosa do Sul-Americano de clubes. 
 
“É clichê, mas é a mais pura verdade. O que importa para a gente são os títulos coletivos, não adiantaria ganhar o prêmio, sem ganhar o campeonato. Fico muito feliz, mas qualquer uma poderia ter ganhado, jogamos como um time e todas foram muito bem”. 
 
Apesar da euforia com a conquista do título, o técnico Bernardinho prefere agora voltar as atenções para a Superliga, para só depois pensar no Mundial de clubes. 
 
“Vencemos um campeonato muito importante. Uma vitória na casa delas, mas agora nosso foco será a Superliga. Temos quatro jogos que serão dificílimos, queremos manter a liderança, então teremos que trabalhar muito. O que muda é que agora sabemos que nossa temporada só terminará em maio. Mas o Mundial é um torneio muito difícil, as equipes contam com muitas estrangeiras. Temos que focar primeiro na Superliga, para só depois pensar nas pedreiras do Mundial”, finalizou o técnico Bernardinho. 
 
Além da ponteira Gabi ter sido eleita a melhor jogadora da competição, Fabi ganhou o prêmio de melhor líbero, Monique, melhor oposta e Roberta, melhor levantadora. 
 
O jogo - Com o passe na mão, a levantadora Roberta começou a partida colocando as meios de rede para jogar (8-7). Com as duas equipes errando muito o placar seguiu empatado (13-13). Contando com três erros consecutivos, o Rexona-Sesc abriu vantagem (20-17) e com um ponto de Anne fechou em 25-19. 
 
Uberlândia voltou mais concentrado (1-4) obrigando o técnico Bernardinho a pedir tempo. Contando novamente com os erros mineiros, o Rexona-Sesc encostou no placar (8-9), mas Uberlândia abriu de novo amortecendo os ataques cariocas e pontuando no contra-ataque (9-14). Mais agressivo, o Uberlândia abriu 12-19 e fechou em 20-25. 
 
O terceiro set voltou a começar equilibrado (6-6), mas o Rexona-Sesc aproveitou dois erros consecutivos de Uberlândia e abriu vantagem (14-11). Uberlândia buscou o empate (16-16), mas com bom volume de jogo a equipe carioca voltou à frente do marcador (20-18). Um bloqueio garantiu a vitória no terceiro set: 25-19. 
 
O Rexona-Sesc voltou embalado para o quarto set: 8-3. Com ótimo aproveitamento da oposta Monique, a equipe carioca abriu 12-5. Uma marcação certeira de bloqueio ajudou o Rexona-Sesc a abrir 18-8 e fechar o jogo em 25-10. 
 
Premiação individual: 
 
Ponteira: Alix, do Dentil/Praia Clube 
Ponteira: Angela Leyva, do San Martin
Meio de rede: Fabiana, do Dentil/Praia Clube 
Meio de rede: Valewska, do Dentil/Praia Clube 
Líbero: Fabi, do Rexona-Sesc 
Oposta: Monique, do Rexona-Sesc 
Levantadora: Roberta, do Rexona-Sesc 
MVP: Gabi, do Rexona-Sesc

Veja Também: