Rio Open confirma Nadal na edição de 2016

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A IMM confirmou nesta quinta-feira, dia 22 de outubro, a participação do nove vezes campeão de Roland Garros e número um do mundo por 141 semanas, Rafael Nadal na 3a.
 

Edição do maior torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open apresentado pela Claro. Nadal se junta a Jo-Wilfried Tsonga na lista de estrelas que já garantiram presença para jogar o ATP World Tour 500 e o WTA International, de 15 a 21 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.

Campeão da edição inaugural do Rio Open, em 2014, Nadal volta a jogar na capital carioca em busca do segundo título e de uma boa preparação rumo à 10a. conquista em Roland Garros. “O Rio Open é um torneio muito importante no calendário do tênis, em um país muito especial. Jogar um ATP 500, no saibro, no início da temporada é muito bom para o meu jogo. Desenvolvi uma relação especial com o público brasileiro nos últimos dois anos e adoro voltar para o Brasil para jogar diante dos fãs que me recebem tão bem na Cidade Maravilhosa,” disse Rafael Nadal, atual 7o. colocado no ranking mundial.
 
Maior campeão de Roland Garros da história, com nove títulos, tendo se tornado o único a ter vencido o mesmo Slam por nove vezes, Nadal tem também outros cinco títulos de Grand Slam, incluindo dois em Wimbledon e US Open e um no Australian Open. Em 2010, ao vencer o US Open, se tornou o sétimo jogador da história a completar o Grand Slam, ou seja, ter vencido todos os quatro torneios da categoria.  Com as 14 conquistas nesse tipo de torneio, Rafael Nadal é o 2º jogador na lista dos mais vitoriosos nos Grand Slams, empatado com Pete Sampras e atrás apenas de Roger Federer.  Além desses títulos, o espanhol possui 27 conquistas em torneios Masters 1000 e uma medalha de ouro olímpica (em Pequim 2008).  No total são 67 títulos de simples, sendo 47 no saibro. Caso vença o Rio Open, pode igualar o recorde de Guillermo Vilas de 49 títulos no saibro.
 
“É um privilégio ter o Nadal pelo terceiro ano seguido no nosso país. Já no primeiro ano que ele jogou no Rio criou-se uma conexão especial dele com o público brasileiro e o fato dele voltar, reafirma a importância do Rio Open no calendário dos melhores jogadores do mundo. Com o Tsonga e Nadal, dois legítimos top 10, já confirmados, podemos esperar por mais um Rio Open de altíssimo nível em 2016,” disse o Diretor do Torneio, Luiz Procopio Carvalho.
 
Perfil Rafael Nadal
Data de nascimento: 03/06/1986
Local de nascimento: Mallorca, Espanha
Ranking atual:
Melhor ranking: 1º (2008)
Títulos de simples: 67, em 97 finais disputadas – Campeão do Rio Open 2014
Principais (títulos): Nove vezes campeão de Roland Garros – 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
Duas vezes campeão de Wimbledon – 2008 e 2010
Duas vezes do US Open – 2010 e 2013
Campeão do Australian Open – 2009
Medalha de ouro em Jogos Olímpicos – 2008 (Pequim)
27 títulos em Master Series (Master 1000)
 
Sobre o Rio Open - O Rio Open apresentado pela Claro é único torneio na América do Sul a reunir simultaneamente uma etapa do ATP World Tour 500 e do WTA International. Primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil, também marcou a estreia de uma etapa do circuito WTA no Rio de Janeiro. Faz parte de um seleto grupo de treze torneios denominados ATP 500 , sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP. Isso o credencia como o maior evento esportivo anual da cidade, e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo, junto com Barcelona e Hamburgo. 
 
Atletas de ponta do esporte já disputaram o torneio. Além do espanhol Rafael Nadal, campeão de 2014 e um dos maiores ídolos do esporte, os conterrâneos David Ferrer, campeão da edição de 2015, e Tommy Robredo, e o italiano Fabio Fognini, já jogaram o Rio Open. Entre as mulheres, destaque para a italiana Sara Errani, campeã de 2015 e a sua compatriota Roberta Vinci, finalista do US Open nesse ano.
 
Além dos jogos e treinos que acontecem nas nove quadras de saibro, sendo uma delas o estádio central com capacidade para 6.200 pessoas, há uma área interativa, o Leblon Boulevard, com diversas atrações para o público, com stands, lojas e Praça de Alimentação.
 
Em 2015, a segunda edição do evento, o Rio Open levou cerca de 55 mil pessoas para as arenas de saibro montadas especialmente para o evento no Jockey Club Brasileiro. Foram oito dias de evento, com 110 jogadores de 19 nacionalidades, 92 partidas, 350 jornalistas credenciados e transmissão para 182 países.
A terceira edição acontecerá de 15 a 21 de fevereiro de 2016 no Jockey Club Brasileiro , com a premiação de US$ 1.583.085,00 e as vendas de ingresso começam em dezembro.
 
Sobre a IMM - Criada no final de 2011, a IMM é uma joint venture formada pela empresa de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e a americana, WME│IMG que atua nas áreas de Esporte, Entretenimento, Consultoria, hospitalidade e Venda de Ingressos.
 
Em Esporte, a empresa conta com eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul); a Plataforma de Golfe (Brasil Champions, CBG Pro Tour e Aberto do Brasil); os jogos da NBA Global Games realizados no Brasil em 2013, 2014 e 2015; o Mundial de Skate Bowl.
 
Ainda em Esporte a IMM possui as áreas de consultoria e hospitalidade. Com a expertise de 50 anos da IMG Worldwide, o setor de consultoria tem objetivo de auxiliar empresas tanto na ativação de patrocínios, como na construção e gestão de imagem por meio de estratégias diferenciadas que maximizem o negócio. Faz parte do portfólio, consultoria para Visa, General Eletric,  Federação Internacional de Badminton, dentre outros com foco nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Já o setor de hospitalidade é responsável pela comercialização e gestão de programas de hospitalidade de camarotes e assentos premium de eventos e estádios, entre eles o Beira Rio, Maracanã e Arena Pernambuco, além de ser agente exclusivo de vendas de pacotes de hospitalidade para a Rio 2016, em parceria com a Tam Viagens. 
 
No Entretenimento, a IMM tem uma sociedade com a Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio e uma joint venture com o Cirque Du Soleil para promover suas turnês em toda América do Sul.
 
 
Veja Também: