Melo e Kubot estão na decisão em Xangai

Melo e Kubot estão na decisão em Xangai  / Foto: USTA / Pete Staples

São Paulo -  O mineiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot comemoraram duas vezes na madrugada deste sábado (13): conquistaram a vaga na final do Masters 1000 de Xangai, a segunda decisão seguida na China, e a classificação para o ATP Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas do ano. 
 
Na decisão, na madrugada deste domingo (14), às 2h30 (horário de Brasília), um encontro de brasileiros: os cabeças de chave número 3 enfrentam o também mineiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray - cabeças 6 -, em busca do quarto título em 2018 e o 12ª da dupla. Novamente, os dois tenistas mineiros estarão frente a frente no circuito. Neste ano jogaram uma única vez, com vitória de Bruno e Murray em Cincinnati (EUA).
 
Pela semifinal neste sábado, Melo e Kubot venceram o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic - cabeças 2 - por 2 sets a 0,  parciais de 6/2 e 7/5, em 1h25min. Foi a segunda vitória seguida diante de Marach e Pavic - se enfrentaram na final do ATP 500 de Beijing, na semana passada - e a sétima na China - quatro em Beijing, com o título, e três até agora em Xangai.
 
"Um jogo excelente da nossa parte de novo. Conseguimos imprimir a mesma maneira que jogamos na final de Beijing. Foi muito bom. Jogamos muito bem, do começo ao fim. E conseguimos manter a calma, depois do Lukasz ter sacado para fechar o jogo e acabar sendo quebrado. Mas quebramos na sequência e finalizamos. Foi muito importante para nós", explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis.
 
"Estamos muito felizes, jogando muito bem, cada dia com mais confiança. Amanhã (domingo) vamos com tudo. Mais um jogo duro. O Bruno e o Jamie também vem jogando muito bem. Então, com certeza, vai ser uma grande final", completou.
 
A dupla chega pelo segundo ano seguido à final do Masters 1000 - foram vice-campeões no ano passado. E Marcelo busca seu terceiro título em Xangai e o 32º de sua carreira: já venceu em 2013 (com o croata Ivan Dodig) e 2015 (com o sul-africano Raven Klaasen).
 
Melo e Kubot farão a quinta final do ano, tendo comemorado três títulos: no ATP 250 de Sidney, no ATP 500 de Halle e no ATP 500 de Beijing. Foram, ainda, vice-campeões do US Open, último Grand Slam do ano, disputado em Nova Iorque (EUA). Agora, nesta madrugada, buscam sua segunda conquista seguida na China em 2018.
 
O jogo - A semifinal deste sábado, em Xangai, repetiu a decisão de Beijing, no dia 7 deste mês. Melo e Kubot, jogando muito bem e com confiança, não deram chances mais uma vez à dupla Marach e Pavic, atual líder da Corrida dos Campeões. Quebraram logo no primeiro game do jogo, abrindo na sequência 2 a 0. Os adversários ainda devolveram o break, empatando em 2 a 2, mas a partir daí, Melo e Kubot conseguiram quebrar mais duas vezes para fechar em 6/2 e vencer o primeiro set. No segundo, o break veio no sétimo game. Aí, abriram 5/3 e acabaram desperdiçando a chance de fechar em 6/4. Marach e Pavic quebraram e empataram em 5/5. Mas, não se abalaram. Devolveram o break, fizeram 6/5 e ganharam por 7/5 para avançar à final.
 
Veja Também: