Meligeni e Alcides Procópio serão homenageados no Rio Open

Meligeni e Alcides Procópio serão homenageados no Rio Open / Foto: Divulgação/Rio Open

Rio de Janeiro - O Rio Open apresentado pela Claro, maior torneio da América do Sul, receberá entre os dias 15 e 21 de fevereiro no Jockey Club do Rio de Janeiro, inúmeras personalidades do esporte nacional e mundial. Assim como nas edições anteriores, quando foram homenageados grandes personalidades do esporte, neste ano outros dois nomes  receberão homenagem na quadra central do torneio: Fernando Meligeni e Alcides Procópio, que completaria 100 anos em 2016.
 
A história de Alcides Procópio funde-se com a história do tênis nacional. Ele foi pioneiro dentro e fora da quadra. Foi o primeiro brasileiro a jogar Wimbledon. Foi campeão paulista, brasileiro, argentino, chileno, uruguaio, peruano, boliviano e, por seis anos, campeão sul-americano. Foi também jogador e capitão da Copa Davis, liderando Thomaz Koch e Edison Mandarino. Chegou a jogar tênis ao lado do Rei da Suécia, o Gustavo e foi precursor de Maria Esther Bueno no circuito mundial. Desbravou o tênis antes dela começar a reinar pelo mundo.
 
Montou a primeira fábrica brasileira de raquetes de tênis, a Procópio Sports. Foi presidente da Federação Paulista de Tênis por 13 mandatos consecutivos (26 anos) e, além de fundador da Confederação Brasileira de Tênis, também foi vice-presidente da entidade.
 
Em 1969 realizou mais um de seus maiores sonhos: criou o Banana Bowl, o mais importante torneio juvenil da América do Sul por décadas.
 
A família toda de Procópio sempre foi e segue ligada ao tênis, desenvolvendo o esporte no país. Seu neto, Luiz Procópio Carvalho, é o Diretor do Rio Open.
 
Fernando Meligeni é o quarto tenista brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, atrás apenas de Gustavo Kuerten, Thomaz Bellucci e Thomaz Koch, tendo alcançado a posição de número 25.
 
Conquistou três títulos na ATP em simples (Praga, Pinehurst e Bastad), além de três vice-campeonatos e outros sete de duplas. Teve vitórias marcantes sobre Pete Sampras, Alex Corretja, Carlos Moya, Andy Roddick, entre outros e alcançou uma inédita semifinal em Roland Garros, em 1999.
 
Mais além dos resultados em quadra, ficará lembrado para sempre pelo seu espírito de luta, garra e amor ao esporte. Desta maneira marcou vitórias inesquecíveis na Copa Davis, conquistou a Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, quando encerrou a sua carreira e chegou ao quarto lugar nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, se tornando o único brasileiro a chegar perto de uma medalha no tênis.
 
Desde a primeira edição, em 2014, o Rio Open iniciou uma tradição de homenagear personalidades que marcaram o esporte nacional ou mundialmente. Homenageou Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten em 2014. No ano passado foi a vez de Thomaz Koch, Nick Bollettieri e Antônio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha.
 
O evento é incentivado pela Lei Estadual de ICMS do Governo do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. 
 
O Rio Open apresentado pela Claro conta com transmissão de todos jogos da quadra central em HD pelo Canal SporTV, além de transmissão internacional para mais de 180 países pela ATP Media e IMG Media.
 
SOBRE O RIO OPEN
 
O Rio Open apresentado pela Claro é único torneio na América do Sul a reunir simultaneamente uma etapa do ATP World Tour 500 e do WTA International. Primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil, também marcou a estreia de uma etapa do circuito WTA no Rio de Janeiro. Faz parte de um seleto grupo de treze torneios denominados ATP 500, sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP. Isso o credencia como o maior evento esportivo anual da cidade, e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo, junto com Barcelona e Hamburgo. 
 
Atletas de ponta do esporte já disputaram o torneio. Além do espanhol Rafael Nadal, campeão de 2014 e um dos maiores ídolos do esporte, os conterrâneos David Ferrer, campeão da edição de 2015, e Tommy Robredo, e o italiano Fabio Fognini, já jogaram o Rio Open. Entre as mulheres, destaque para a italiana Sara Errani, campeã de 2015 e para sua compatriota Roberta Vinci, finalista do US Open nesse ano. 
 
Além dos jogos e treinos que acontecem nas nove quadras de saibro, sendo uma delas o estádio central, que tem capacidade para 6.200 pessoas, há uma área interativa, o Leblon Boulevard, com diversas atrações para o público, com stands, lojas e Praça de Alimentação. 
 
Em 2015, a segunda edição do evento, o Rio Open levou cerca de 55 mil pessoas para as arenas de saibro montadas especialmente para o evento no Jockey Club Brasileiro. Foram oito dias de evento, com 110 jogadores de 19 nacionalidades, 92 partidas, 350 jornalistas credenciados e transmissão para 182 países. 
 
A terceira edição acontecerá de 15 a 21 de fevereiro de 2016 no Jockey Club Brasileiro, com a premiação  total de US$ 1.583.085,00.
 
Veja Também: