CBT sedia Conferência para Treinadores da ITF pela segunda vez

Coordenador da Capacitação da CBT, Cesar Kist, é um dos palestrantes  / Foto: Matheus Joffre/Arquivo CBTCoordenador da Capacitação da CBT, Cesar Kist, é um dos palestrantes / Foto: Matheus Joffre/Arquivo CBT

Curitiba - A partir desta quinta-feira e até sábado, 395 treinadores de tênis terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e trocar experiências na 17ª Conferência Sul-Americana para Treinadores da ITF (Federação Internacional de Tênis, na sigla em inglês), em Curitiba. 
 
Esta é a segunda vez que o Brasil sedia o evento, que teve sua primeira edição no país em 2008 e é realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Paranaense de Tênis, no Clube Curitibano. 
 
A Conferência é o mais importante evento de formação de treinadores na América do Sul e reunirá palestrantes de renome nacional e internacional. Ao todo, serão 18 palestrantes de nove países. Entre eles, o pesquisador sênior em Biomecânica da Universidade de Western, na Austrália, o australiano Bruce Elliot, o Diretor do Departamento de Formação de Treinadores e Ciências do Esporte da USTA, o norte-americano Paul Lubbers, e os espanhóis Rafa Martínez Gallego, doutor em Ciências do Esporte pela Universidade de Valência e capacitador da Real Federação Espanhola de Tênis, e Miguel Crespo, Gerente de Participação e Treinamento de Desenvolvimento da ITF.
 
Entre os brasileiros, os nomes de maior destaque são o do Oficial de Desenvolvimento da ITF para a América do Sul e Coordenador de Capacitação da CBT, Cesar Kist, do capitão do Time Correios Brasil na Copa Davis, João Zwetsch, e do ex-tenista André Sá, que recentemente treinou Thomaz Bellucci e atua como consultor de relações da ITF com os jogadores. Outros nomes confirmados são: Elson Longo (BRA), Alfredo de Brix (PAR), Suzana Silva (BRA), Armando Gonzalez Silva (COL), Mariano Nuñez (ARG), Caio Cortela (BRA), Layla Aburachid (BRA), Enrique Perez (URU), Fernando Vilches (ARG), Eccio Rondon (VEN) e Luiz Peniza (BRA).
 
O presidente da CBT, Rafael Westrupp, destacou a importância de o Brasil voltar a sediar o evento após dez anos. “É uma satisfação muito grande poder sediar mais uma vez a Conferência Sul-Americana no Brasil, após mais de uma década. A educação continuada é uma das ferramentas de evolução social, e na Capacitação de Professores de Tênis não é diferente. A CBT, que é uma das poucas entidades no mundo com o selo Ouro de qualidade da ITF, trata este assunto com muita seriedade. Tenho a certeza que é uma oportunidade fantástica para os professores, sobretudo os brasileiros. A facilidade na logística oferecida pela cidade de Curitiba, a excelente infraestrutura e disponibilidade do Clube Curitibano e o total envolvimento da Federação Paranaense de Tênis foram fundamentais para trazermos este evento de volta ao Brasil”, afirmou.
 
O Oficial de Desenvolvimento da ITF para a América do Sul e Coordenador do Departamento de Capacitação da CBT, Cesar Kist, ressaltou a qualidade técnica do evento e o caráter de interação entre os treinadores.  "Acredito que a Conferência já está sendo um grande sucesso, primeiro pela qualidade de palestrantes de alto nível e pela quantidade de inscritos, que chega a aproximadamente 400. Acho que será uma grande oportunidade para os treinadores brasileiros e sul-americanos ouvirem sobre as tendências mundiais do tênis, se atualizarem e também trocarem informações e fazerem networking. Estamos muito felizes e certos de que será um grande sucesso", avaliou. 
 
O presidente da Federação Paranaense de Tênis, Silvio Pinheiro de Souza, seguiu a mesma linha e agradeceu os esforços e o apoio da CBT e do Clube Curitibano. “Como Presidente da FPT, me sinto horando pela oportunidade de organizarmos esse evento, que é o mais importante do calendário de atividades de formação da América do Sul. Parabenizo à diretoria da CBT pela iniciativa e pelo esforço em trazer o evento para o Brasil, facilitando o acesso dos treinadores nacionais à educação de qualidade. Também agradeço ao coordenador do Departamento de Capacitação da CBT, Cesar Kist, e a toda a Equipe Nacional por levarem informação e conhecimento aos quatro cantos do país. Parabenizo e agradeço ao presidente da CBT, Rafael Westrupp, pela oportunidade e por confiar em nosso trabalho, e ao Clube Curitibano, que sempre recebe de braços abertos todas ações de formação que promovemos”, enfatizou.
 
Vice-presidente da FPT e um dos responsáveis diretos pela organização da Conferência, Caio Cortela, também comemorou a iniciativa. "Estamos muito felizes por recebermos novamente a Conferência Sul-americana para Treinadores de Tênis da ITF no Paraná. É a segunda vez que o evento ocorre no Brasil e será uma grande oportunidade para o desenvolvimento profissional dos nossos treinadores. O evento contará com a presença de palestrantes de renome internacional e nacional, que trarão o que há de mais novo e as novas tendências no trabalho com o tênis. Com certeza, serão três dias de muita aprendizagem onde os quase 400 treinadores inscritos poderão trocar experiências e compartilhar boas práticas", pontuou.
 
O presidente Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), Camilo Pérez, também reconheceu o empenho da CBT de trazer a Conferência novamente para o Brasil. “A Conferência Regional de Treinadores é uma das principais atividades da Cosat para os profissionais da nossa região. Estou muito feliz pelo fato dela ser realizada na bela cidade de Curitiba, no Brasil, um país que credita muita importância ao trabalho com os treinadores e que possui um grande programa nacional de capacitação. A Confederação Brasileira de Tênis tem feito um esforço importante para sediar esta Conferência e gostaríamos de agradecê-los: ao presidente Rafael Westrupp; ao Departamento de Desenvolvimento de ITF; ao Cesar Kist, pela coordenação do evento; e a todos os que tornaram possível a realização do evento”, salientou.
 
Por fim, o presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), David Haggerty, falou sobre a importância da Capacitação de treinadores para o futuro da entidade."Estamos muito felizes em comemorar a décima sétima edição do evento, realizada em parceria com a Cosat e com a Confederação Brasileira de Tênis. O desenvolvimento profissional dos treinadores é uma parte fundamental da Estratégia de Desenvolvimento a ser implementada pela ITF para o período de 2017-20, que por sua vez é uma parte importante do nosso plano global ITF-2024, onde esperamos ajudar a salvaguardar o futuro do esporte para as gerações que virão", explicou.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook