Brasileiros garantem lugar no Round 3 do ISA World Surfing Games

Elivelton Santos / Foto: Gabriel Macedo

França - O Brasil segue firme no ISA World Surfing Games. Neste quinto dia de competições, Elivelton Santos e Wesley Dantas foram os melhores em suas baterias e garantiram vaga no Round 3 da competição.
 
Os outros dois brasileiros na disputa - Ian Gouveia e Raoni Monteiro - entrarão no mar nesta quinta-feira, 25/5, também pelo Round 2, em busca de um lugar na próxima fase. Além deles, a equipe conta com Vitor Ferreira, como reserva. 
 
Logo no início do dia, o "Índio Voador", Elivelton Santos, detonou mais uma vez nos aéreos e somou nada menos que 16.10 em sua bateria, superando o sueco Timothy Latte, o chileno Maximiliano Cross e o suíço Luca Carlisle. 
 
"Estou muito feliz de ter feito uma boa apresentação. Espero estar cada vez mais concentrado na competição. Tenho muito mais pra mostrar. Valeu, Brasil!", declarou Elivelton, que detém quatro títulos da CBSurf:  Sub 14, em 2010; Sub 16 em 2012; Sub 18 e Open, em 2014.
 
Já Wesley Dantas teve não um, mas dois desafios nesta quarta-feira. O surfista de Ubatuba (SP) disputou a repescagem e conseguiu passar para o Round 2. Na sequência, encarou novamente um mar pequeno, mas garantiu uma vaga no Round 3 ao superar Jackson Obando, da Nicarágua, Kian Martin, da Suécia, e JC Susan, da Nova Zelândia. 
 
"Passei na primeira bateria um pouco apertado, pois tinha poucas ondas. Na segunda bateria o mar também estava muito difícil. Mas consegui fazer o meu trabalho e estou muito feliz pela equipe brasileira estar avançando nos rounds", comentou Wesley, atual campeão mundial júnior pela ISA.
 
Garantidos, respectivamente, nas baterias 79 e 95 do Round 2, Ian Gouveia e Raoni Monteiro não tiveram a oportunidade de competir nesta quarta-feira. O campeonato foi interrompido por algumas horas por conta da ausência de ondas. Os dois entram na água nesta quinta-feira, dia 25.
 
CBSurf assina com Vivid Brand de olho em Tóquio 2020 - Os atletas brasileiros vêm tendo um ótimo desempenho no ISA World Surfing Games, mas a competição também tem sido importante para a estratégia de marketing da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) com foco nos Jogos de Tóquio 2020, quando o surfe fará sua estreia no primeiro programa olímpico.
 
Na manhã desta quarta-feira, 25/5, a entidade assinou contrato com a Vivid Brand, agência do Grupo Publicis focada em esportes e que recentemente anunciou a conquista da conta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na jornada até a Copa do Mundo da Rússia, no ano que vem.
 
"Celebramos hoje, aqui em Biarritz, este contrato e estamos muito felizes. A Vivid Brand é uma agência do grupo Publicis, que é um dos maiores grupos de comunicação do mundo. Isso mostra a seriedade com que estamos trabalhando para o sucesso do surfe em 2020. Estamos torcendo e acreditamos muito que estaremos também nos Jogos de 2024 e 2028", avaliou o presidente da CBSurf, Adalvo Argolo.
 
Brasil é candidato a sede em 2018 - A competição em Biarritz também ficou marcada pela oficialização da candidatura do Brasil para receber o ISA World Surfing Games no ano que vem (link para o vídeo no início do texto). O ato aconteceu no último domingo, quando o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, e o presidente CBSurf, Adalvo Argolo, se reuniram com Fernando Aguerre, presidente da International Surfing Association (ISA) para formalizar a intenção de que a cidade de Búzios (RJ) receba o maior campeonato de surfe por países do mundo.
 
A participação brasileira no ISA World Games só está sendo possível em virtude de convênio com o Ministério dos Esportes, que garantiu a verba para o envio da delegação nacional
 
Próximos confrontos dos brasileiros:
 
Round 2
 
Bateria 79
Ian Gouveia - BRA  
Jonathan Zambrano - ECU  
Matt Chapman - CIS 
 
Bateria 95
Raoni Monteiro - BRA  
Gearoid McDaid - IRL  
Jeremy Flores - FRA
 
Round 3 
 
Bateria 98
Elivelton Santos - BRA
Guilherme Fonseca - POR
Michael Zaugg - SUI
Dylan Lightfoot - RSA
 
Bateria 100
Wesley Dantas - BRA
Josh Evans - CIS
Ariihoe Tefaafana - TAH
Diego Cadenas - MEX 

Veja Também: