Thiago Xuxa e Rodrigo Maizena são os campeões das disputas de Best Trick no Skate

Rodrigo Maizena / Foto: Marcelo Mug / CBERRodrigo Maizena / Foto: Marcelo Mug / CBER

Sorocaba - Reunindo diversos nomes da nova e velha geração do skate, a segunda edição do Skature foi realizada neste fim de semana, em Sorocaba. O evento, com patrocínio máster da Riachuelo, contou com uma programação focada na base do esporte no sábado (24), enquanto no domingo (25) foi a vez dos skatistas mais experientes se apresentarem. 
 
Nas competições envolvendo profissionais no skate, os Best Trick Mini-Ramp e Street, as consagrações foram do andreense Thiago "Xuxa" e do são-roquense Rodrigo "Maizena", respectivamente, que conquistaram o público e juízes, levando para casa o troféu de campeões nas duas modalidades.
 
Xuxa desbancou skatistas como Gustavo Picassi, Bruno Pinico, dentre outros, para garantir o prêmio do Best Trick no Mini-Ramp. "Foi um final de semana irado. Vim para cá com a missão de disputar o Best Trick nesta modalidade e consegui acertar várias manobras que eu queria e ganhei com uma no caixote da mini-ramp, foi muito estiloso", disse o atleta de 31 anos. "Muito feliz pelo o que vivi aqui. Não tem dinheiro que pague estar junto com os amigos e se divertir, com a família junto. Evento que juntou a bike com o skate e muita diversão, algo bacana demais", completou Xuxa, que anda de skate desde os 10 anos de idade.
 
Encerrando as atividades do skate no evento, o Best Trick no Street também teve alto nível de competidores. Maizena sagrou-se vencedor, ao garantir a melhor manobra contra skatistas como Gugu Ramos, Guilherme Godoy e Danilo Rosário, entre outros. "Fiz uma manobra que talvez não seria tão difícil, mas na verdade o caminho dela em si que complicava. Isso pelo lado que andamos na pista e em um corrimão um pouco torto, que é o que dificultava para todos", comentou Maizena. "Não tenho palavras para agradecer a organização. Foi uma festa da família, para todas as idades. Eu não sei o que seria da vida sem o skate. É a motivação de todos os dias, para levantar e seguir. Não quero só acertar manobras, mas sim andar sempre de skate", concluiu o skatista de 35 anos, que completará 20 anos de skate em 2019. 
 
Mas, as disputas do skate no programação do Skature não se resumiram aos profissionais. Os jovens skatistas, das categorias de base, e os mais velhos, os chamados Old School, também competiram no evento. Ainda no domingo, o evento teve a realização da categoria Grand Master, que contou com o triunfo de Paulo Barata. Edson Adriano "Gibi", Dennes Ferreira, Wagner Profeta e Cris Fernandes, que garantiu o título de campeão brasileiro, completaram o top 5 da categoria. Na máster, Alexandre Sobral foi campeão. Finha Felix, Rafael Anticaglia, Renato Lopes e Ivan Sander subiram no pódio entre a segunda e a quinta colocação.
 
Base do esporte - No sábado, os pequenos dominaram as pistas montadas pela organização do Skature. No Mini-Ramp, os campeões foram Kevin Martelo (Kids 4 e 5 anos), Arthur (Kids 6 e 7 anos) e Enzo Viscardi (Kids 8 a 11 anos). No street, Paulo Ricardo Oliveira conquistou o título da Kids (5 a 8 anos), com Enzo Viscardi, David Gertner, Arthur e Felipe Mattar no top 5; Gabriel Aizza venceu a Mirim, com Guilherme Nakarato, Heberton Farias, Giuseppe Sales e Rafael Conte no top 5; e Cadu Silva foi o vencedor na Iniciante, com Davi Ferreira, Jonny Halk, Dihel Pereira e Isabelly Avila, no top 5.
 
Revelação do skate presente - Quem também esteve no Skature foi a jovem skatista Rayssa Leal, também conhecida como Fadinha. A maranhense de apenas 10, que compete em nível profissional e recentemente entrou para a seleção brasileira de skate, esteve os dois dias no evento e pode andar pelas pistas montadas para a competição, junto com seus amigos e amigas.
 
BMX Freestyle - Com pilotos de diversos lugares do Brasil, a disputa do BMX Freestyle coroou o mineiro Cauan Madona e o cearense Felipe "Manerim", após as apresentações no Street e no Mini-Ramp. Os paulistas Caio "Rabisco" e Anderson Ribeiro foram os vice-campeões, enquanto o paranaense Paulo Saçaki e o goiano Caique Gomes completaram o pódio, em terceiro lugar.
 
Shows musicais - Para alegrar esta grande festa dos esportes radicais na cidade de Sorocaba, a segunda edição do Skature contou com dois shows: o rapper Flip Rap se apresentou no sábado, encerrando a programação do primeiro dia. Já no domingo, foi a vez da banda Cidade Fantasma, fechar com chave de ouro o evento, tocando o melhor do rock and roll.
 
Premiação especial - Os três primeiros colocados de todas as categorias em disputa na segunda edição do Skature receberam uma premiação mais do que especial, ofertada pela Riachuelo, a patrocinadora máster do evento: um cartão presente da Riachuelo, carregado com crédito para adquirir um look completo em uma das lojas da marca.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook