Santiago confirma sede dos Jogos Sul-americanos de 2014

Presidente chileno ao lado de atletas. País será sede do Sul-Americano de 2014 / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - A cidade de Santiago confirmou nesta terça-feira, dia 30, que sediará os Jogos Sul-americanos de 2014. A confirmação foi feita pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, durante reunião com o presidente da Organização Desportiva Sul-americana, Carlos Arthur Nuzman.

 Embora Santiago tenha sido eleita pela ODESUR para sediar os Jogos, em março passado a organização do evento na capital chilena ficou ameaçada em função do terremoto que abalou o país em fevereiro deste ano. Durante a Assembleia Geral da ODESUR ficou acertado que até o final de 2010 o governo do Chile confirmaria ou não a sede dos Jogos Sul-americanos, o que ocorreu nesta terça-feira em Santiago. Os Jogos serão realizados em março de 2014.

No encontro, Nuzman esteve acompanhado do secretário geral da ODESUR, Mario Cilente, e do Diretor de Esportes da entidade, Agberto Guimarães. Aliás, Piñera já conhecia Agberto desde os tempos de atleta. O presidente chileno disse que adora esportes e que esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde Los Angeles 1984, evento em que Agberto disputou os 800m do atletismo. O presidente do Chile também esteve nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, quando ainda era candidato à presidência, e foi convidado por Carlos Arthur Nuzman para conhecer de perto a organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Durante uma hora de reunião, Piñera conversou sobre vários temas, inclusive sobre a bem-sucedida operação de resgate dos mineiros. Ele afirmou que a rápida decisão para iniciar os trabalhos de resgate foi fundamental para o sucesso da operação.

Para Nuzman, a firmeza de posição do presidente Sebástian Piñera é a garantia de uma excelente organização dos Jogos Sul-americanos. "Estou entusiasmado. Os Jogos Sul-americanos em Santiago elevarão ainda mais o nível dos Jogos e ajudarão o desenvolvimento do esporte no Chile e na América do Sul", afirmou o presidente da ODESUR.