Quem são as brasileiras na lista BBC 100 Women 2017?

Ex-jogadora de volei de praia Adriana Behar e ramadora olímpica Fernanda Nunes estão na lista de mulheres inspiradoras, segundo a BBC / Foto: Charlotte Morgan

EUA - A BBC revelou a lista inicial com as mulheres que integram BBC 100 Women 2017, iniciativa criada pela rede britânica, em 2013, para homenagear mulheres inspiradoras de todo mundo. 
 
Na edição 2017, nove representantes do Brasil estão na lista, incluindo a ex-jogadora de vôlei de praia e medalhista olímpica Adriana Behar; a nadadora e atleta de 93 anos Nora Ronai, vencedora de seis medalhas de ouro de natação no Masters World Championships em Montreal, Canadá (2014); a jogadora de futebol Beatriz Vaz e Silva, que fez parte da seleção brasileira de futebol por quatro anos; a jovem rapper de 13 anos MC Soffia, que tem cantado sobre o empoderamento das garotas negras desde os seis anos de idade; a remadora olímpica Fernanda Nunes; a treinadora de futebol Claudianny Drika, que trabalha com jovens de uma comunidade carente no Rio; a estudante de 12 anos Ana Luiza Santos de Andrade, que defende igualdade para meninos e meninas no futebol;  a estudante de 13 anos Luiza Travassos, que conta sua dia a dia como jogadora feminina de futebol nas redes sociais; e a diretora da ONG Think Olga Maira Liguori, dedicada a capacitar as mulheres compartilhando informações.
 
O projeto 100 Women está reunindo grupos de mulheres pelo mundo para discutir problemas do dia a dia que prejudicam as vidas femininas. De 02 a 06 de outubro, no Vale do Silício (Estados Unidos), um grupo abordou as barreiras invisíveis para as mulheres. Desde 9 até 13 de outubro, em Nova Delhi (Índia), um time está examinando o analfabetismo feminino. De 16 a 20 de outubro, em Londres (Inglaterra) e Nairobi  (Quênia), o tema será a segurança em transporte público. Encerrando, de 23 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro (Brasil), as mulheres discutirão sexismo nos esportes. 
 
Como a participação do público é fundamental, outras mulheres inspiradoras podem ser incluídas. As equipes do projeto querem ouvir as mulheres afetadas por problemas e saber quais soluções foram testadas. Telespectadores e ouvintes podem colaborar na mídia social em @BBC100Women e #100Women, ou enviar mensagem para o perfil da BBC Brasil no Facebook com a sua ideia ou sugestão de mulher inspiradora ou inovadora.  
 
Veja abaixo alguns destaques:
 
· A astronauta Peggy Whitson (57) – Tendo feito três viagens para a Estação Espacial Internacional, Peggy passou mais tempo no espaço do que qualquer outro astronauta dos Estados Unidos.
 
· A Presidente do Chile Michelle Bachelet (65) – A primeira mulher a ocupar o cargo na história de seu país.
 
· A Presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf (78) – A 24ª e atual Presidente da Libéria desde 2006 e a primeira mulher eleita chefe de estado na África.
 
· A dançarina trans, estrela de TV e empresária Jin Xing (50) – Conhecida como a resposta da China para a Oprah Winfrey, Jing Xing foi a primeira mulher transgênero chinesa a receber aprovação do governo para sua redesignação de gênero.
 
· A Jogadora de futebol Steph Houghton (29) – Capitã do Manchester City FC e do time de futebol feminino da Inglaterra.
 
· A psicóloga social de Harvard e autora de sucesso Amy Cuddy (45) – conhecida por sua pesquisa sobre linguagem corporal, ela apresentou a mais assistida palestra TED de todos os tempos.
 
· A política e empreendedora Susi Pudjiastruti (52) – Empresária bem-sucedida, Susi também é a Ministra para Assuntos Marítimos e Pesqueiros da Indonésia.
 
As personagens do Brasil serão foco de reportagens e programas especiais exibidos pela BBC em seus serviços de notícias internacionais, incluindo o canal de televisão BBC World News (também presente no Brasil) e o BBC World Service, que distribui notícias em 28 idiomas, incluindo o site da BBC Brasil no www.bbc.com/portuguese.
 
A lista das 60 mulheres pode ser visualizada em: www.bbc.com/news/world-41380265

Veja Também: