Nova pistola do pentatlo moderno: tecnologia a serviço do esporte olímpico

Velocidade e dinamismo. Essas são as grandes vantagens do uso da pistola a laser nas provas de tiro esportivo no pentatlo moderno / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - Velocidade e dinamismo. Essas são as grandes vantagens do uso da pistola a laser nas provas de tiro esportivo no pentatlo moderno. A novidade está sendo testada para substituir as tradicionais pistolas de ar comprimido usadas na modalidade.

 Na prova, o atleta corre três mil metros, intercalando uma série de cinco tiros a cada mil percorridos. Como não é preciso carregar a arma a cada disparo, o tempo da série é diminuído de 17 para 10 segundos, e a prova também ganha agilidade. Esgrima, natação e hipismo completam a sequência do esporte.

Aprovado em congresso pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), as pistolas a laser estrearam em um evento esportivo mundial nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010. Foi a primeira vez em 98 anos de história do pentatlo moderno que a tecnologia laser foi oficialmente homologada para ser usada em uma competição olímpica.

"Eu estava lá em Cingapura e gostei da novidade. Não ter que carregar a pistola com o chumbinho é um atrativo e tanto. Muitos atletas do circuito mundial estão receosos, principalmente porque ainda não tivemos provas oficiais com chuva para que se possa sentir a confiabilidade do laser em situações de tempo fechado", conta William Muinhos, pentatleta revelado no projeto Pentajovem-RJ, mantido pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Muinhos voltou a ter contato com a novidade na primeira etapa da Copa do Mundo deste ano, realizada em fevereiro em Palm Springs (Califórnia). Na ocasião, os outros atletas da delegação brasileira que estiveram nos Estados Unidos fizeram sua estreia com o novo equipamento em uma competição oficial. A novidade deve continuar sendo usada nas próximas etapas do torneio em Sardenha (Itália), Budapeste (Hungria), Chengdu (China) e na final em Londres (Inglaterra).