Istambul é mais uma candidata aos Jogos Olímpicos de 2020

A cidade turca de Istambul é candidata a organização dos Jogos Olímpicos de 2020 / Foto: DRTurquia - A cidade turca de Istambul é candidata a organização dos Jogos Olímpicos de 2020, anunciou o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, que a considerou “extremamente importante” para o país e o povo, depois de quatro tentativas frustadas.  

Há menos de um mês para o fim do prazo de apresentação de candidaturas, Istambul é a quarta cidade na lista que o Comitê Olímpico vai avaliar até 2013. Roma, Tóquio e Madrid já haviam manifestado interesse em organizar os Jogos Olímpicos de 2020.

Istambul vem tentando desde 2000 ser a sede dos Jogos Olímpicos. Por quatro vezes consecutivas (2000, 2004, 2008 e 2012) acabou derrotada, mas, desta vez, Erdogan está confiante na vítória.

Pelo menos mais uma cidade deverá entrar na disputa. Doha, capital do Catar, deverá em breve manifestar o interesse em organizar os jogos e ser a representante do Oriente Médio na disputa. 
 

O presidente do Comitê Olímpico Sul-Africano quer propor Durban para 2020, mas o Governo de Pretoria rejeitou avançar com uma candidatura. A cidade vencedora só será conhecida a 7 de Setembro de 2013, em Buenos Aires.