Comitês Olímpicos de Israel e Palestina se encontram na sede do COI

Na foto, o presidente do CON da Palestina, General Major Jibril Rajoub (à esq.) e o presidente do CON de Israel, Zvi Varshaviak (à dir.) / Foto:COI/R.JuilliartRio de Janeiro - O Comitê Olímpico Internacional (COI) recebeu a primeira reunião entre os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) de Israel e da Palestina com o objetivo de solucionar uma série de questões ligadas ao esporte. Os dois comitês concordaram em se encontrar em Lausanne, na Suíça, após visita do Presidente do COI, Jacques Rogge (no centro), ao Oriente Médio, no ano passado.

 

Liderada pelo COI, a reunião foi realizada em uma atmosfera construtiva e de cooperação. Temas como o movimento livre de atletas, técnicos e oficiais palestinos, assim como as visitas de atletas estrangeiros, foram amplamente debatidos pelos dois CONs, que chegaram a um modus vivendi (acordo em que as duas partes "concordam em discordar").

No encontro, foi decidido que os dois comitês farão uma avaliação das principais dificuldades e trabalharão juntos em propostas concretas e mecanismos que ajudem a melhorar a situação. Uma segunda reunião será marcada nos próximos meses para avaliar os progressos.