Comitê Olímpico Brasileiro utilizará 200 voluntários em Blumenau (SC) para as Olimpíadas Universitárias JUBs 2010

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2010, entre os dias 5 e 14, reunirá 2.975 atletas com idade entre 18 e 28 anos para a disputa de medalhas em oito modalidades  / Foto: Washington Alves/COBSão Paulo - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) contará com o trabalho de aproximadamente 200 voluntários para a próxima edição das Olimpíadas Universitárias JUBs 2010, com início marcado para a próxima sexta-feira, dia 5, em Blumenau (SC).

 

  Os voluntários serão utilizados no apoio às mais diversas funções, entre elas: credenciamento, apoio às delegações e aos atletas, assessoria de imprensa, área técnica, transporte, cerimônias, atividades culturais, refeitório, entre outras. "Ser voluntário em um evento esportivo é uma experiência muito proveitosa. Hoje os voluntários são fundamentais para qualquer evento do COB e essa é uma tendência observada nos maiores eventos esportivos do mundo", disse Paula Hernandez, coordenadora do núcleo de voluntários do Comitê Olímpico Brasileiro.

Em maio, Paula Hernandez participou de reuniões com coordenadores de algumas universidades de Blumenau, onde incentivou a participação dos voluntários locais nas Olimpíadas Universitárias. Agora, Paula volta à cidade para fazer a seleção dos 200 voluntários para a competição. A seleção está sendo feita com base nos cadastros do site (olimpiadasescolares.com.br) e em entrevistas locais. É preciso ter mais de 18 anos para ser voluntário.

Os selecionados receberão alimentação, uniforme e ajuda de custo para o transporte durante o evento. E, mais do que isso, uma chance de participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016. "Aquele que se destacar durante as Olimpíadas Universitárias ganha chances de ser escolhido para o programa de voluntariado dos Jogos Olímpicos do Rio, que, sem dúvida, serão um evento inesquecível para todos", afirmou Paula. "Ser voluntário rende frutos incríveis, principalmente em termos profissionais", explicou Paula.

Paula Hernandez esteve á frente do voluntariado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e chama a atenção para a importância do programa. "Nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 foram 15 mil voluntários, que desenvolveram um trabalho fantástico e contribuíram para o sucesso do evento", explicou Paula, que disputou os Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, como atleta da seleção brasileira de vôlei.

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2010, entre os dias 5 e 14, reunirá 2.975 atletas com idade entre 18 e 28 anos para a disputa de medalhas em oito modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez). Participarão do evento 192 instituições de ensino dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2010 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado Santa Catarina, da Prefeitura de Blumenau e da Federação Universitária de Santa Catarina (FUSC).