COB fecha acordos de cooperação com a Grã Bretanha e a Federação Internacional de Hóquei

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) assinou, nesta terça-feira, dia 5, em Londres, dois importantes acordos de cooperação esportiva, com a Federação Internacional de Hóquei (FIH) e com o Comitê Olímpico Britânico (BOA) / Foto: Divulgação Londres - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) assinou, nesta terça-feira, dia 5, em Londres, dois importantes acordos de cooperação esportiva, com a Federação Internacional de Hóquei (FIH) e com o Comitê Olímpico Britânico (BOA). Além disso, foi formalizado o contrato com o Centro Esportivo de Crystal Palace para ser a base do Time Brasil antes e durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Pela manhã, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, acompanhado do superintendente executivo de esportes, Marcus Vinicius Freire, reuniu-se com Leandro Negre e Kelly Fairweather, presidente e CEO da FIH, respectivamente, para firmar parceria para o desenvolvimento da modalidade no Brasil através de um planejamento elaborado em conjunto pelo COB, FIH e a Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama (CBHG).

A FIH proverá suporte técnico e administrativo para criar uma estrutura profissional do esporte no país. A intenção é inserir o hóquei sobre grama do Brasil nas principais competições internacionais a fim de proporcionar maior experiência para a modalidade. "Receber os Jogos Olímpicos de 2016 representa uma forte oportunidade de crescimento para todas as modalidades no Brasil. Com o apoio da Federação Internacional de Hóquei criaremos condições para que a modalidade alcance novos patamares em nosso país", destacou Nuzman.

Mais tarde, na O2 Arena, ginásio da ginástica e do basquete dos Jogos Olímpicos Londres 2012, o Comitê Olímpico Britânico e o Comitê Olímpico Brasileiro celebraram a conclusão de um acordo de cooperação entre as entidades. Esteve presente à solenidade, além do presidente e do superintendente executivo de esporte do COB, o embaixador do Brasil no Reino Unido, Roberto Jaguaribe.

O BOA foi representado pelo presidente Colin Moynihan e o diretor executivo Andy Hunt. No papel de sedes dos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016, Grã Bretanha e Brasil desenvolveram uma parceria estratégica para benefício mútuo de atletas e modalidades de ambas as nações. A parceria visa a facilitar a preparação dos atletas brasileiros e britânicos para os próximos Jogos Olímpicos. "A união entre os comitês olímpicos das duas próximas sedes olímpicas é motivo de alegria enorme para o esporte brasileiro.

O acordo prevê intenso apoio na preparação e organização de campings de treinamento para a participação em Londres 2012 e Rio 2016, bem como outros eventos esportivos. Através desta parceria, iniciaremos um intercâmbio constante de ações entre o COB e o BOA, que tem como grande beneficiário o atleta.", ressaltou o presidente do COB.

Na mesma cerimônia, que antecedeu a abertura oficial da SportAccord, maior feira de negócios do esporte do mundo, o COB firmou contrato para utilização do Centro Esportivo Crystal Palace, que será a base do Time Brasil antes e durante os Jogos de 2012. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Londres, Boris Johnson.