Beisebol MLB busca jovens talentos brasileiros

Beisebol MLB busca jovens talentos brasileiros / Foto: Claudio EstevesBeisebol MLB busca jovens talentos brasileiros / Foto: Claudio Esteves

Ibiúna - Jovens com idades entre 12 e 16 anos, nascidos de 2006 até Dezembro 2002, que sonham em trilhar trajetória na Major League Baseball (MLB) – como a do brasileiro Luiz Gohara, o primeiro atleta do país  formado por um projeto da MLB a alcançar a liga mais importante do esporte no mundo pelo Atlanta Braves – terão a chance de iniciar o seu caminho no esporte por meio de seletivas que acontecerão nos próximos dias aqui no Brasil. 
 
A MLB, com o apoio da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, realizará quatro sessões de treinos abertos para os novos talentos do beisebol.  As seletivas são abertas e ocorrerão nos dias 26,27,28 e 29 de novembro, as 14hs em Ibiúna (SP), no CT Yakult, sede da Academia MLB Brasil, que em 2019 completará seu terceiro ano de existência. Os interessados deverão confirmar presença através do treinador da MLB na academia, Thiago Caldeira (e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. celular (15) 9 8131-3070) ou através do consultor da MLB no Brasil, Caio Parente E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Celular (11) 9 9612-1065).
 
Os participantes podem escolher o melhor dia para participar da seletiva. Não serão recusados atletas que não conseguirem contato com os profissionais da MLB, mas é necessário chegar ao local com uma hora de antecedência. 
 
Comissão avaliadora - Os treinadores da Academia MLB Brasil e CBBS estarão presentes para avaliar os participantes com base no nível de atuação da Academia nos últimos dois anos. Serão feitos testes de habilidades gerais, tais como corrida de 55 metros, capacidade de rebater e força do braço no arremesso curto (arremesso tradicional pitcher para catcher) e longo (do outfiled para infield, ou uma base a outra). Habilidades de defesa e posições de catcher (receptor) e pitcher (arremessador) também serão analisadas. Além destas, esse ano serão acrescentados às peneiras testes antropométricos, utilizado para avaliar tamanho, forma e composição do corpo, e avaliação fisioterápica. 
 
Vagas - serão oferecidas vagas com bolsas integrais e semi-integrais de estudo, treinos, alimentação e alojamento no CT Yakult para os atletas que mais se destacarem nas peneiras.
 
Academia Elite MLB Brasil - O projeto oferece aprovados nas seletivas realizadas pela MLB, bolsas de estudos integrais, treinos, alimentação e alojamento no centro de treinamento da confederação.  
 
Estes novos prospectos do beisebol se juntam a outros atletas aprovados para as categorias de base da seleção brasileira, Ao total são 43 jovens talentos que também moram e treinam em Ibiúna, com bolsas da CBBS e MLB em parceria. A Academia conta com dois técnicos estrangeiros da MLB: o panamenho Enrique Burgos (ex-jogador de ligas menores e da MLB), o dominicano Eduardo de Leon, instrutor do programa de desenvolvimento de técnicos da MLB além do brasileiro Thiago Caldeira, técnico de arremessadores da seleção brasileira.
 
Só em 2017 e 2018, a Academia Elite MLB Brasil, impulsionou 10 prospectos brasileiros a assinarem contratos profissionais com times da Major League Baseball. Em 2017 Heitor Tokar (arremessador) e Victor Coutinho (defensor de campo externo) assinaram com o Houston Astros, Vitor Watanabe (arremessador) com o Milwaukee Brewers e Christian Pedrol (arremessador), contratado pelo Seattle Mariners, juntaram-se a Eric Pardinho, maior prospecto brasileiro contratado pelo Toronto Blue Jays. Neste ano Igor Januario e Gunn Omosako fecharam o Seattle Mariners, Igor Kimura firmou com o Tampa Bay Rays, Arthur Sabino foi contratado pelo Texas Rangers e Gabriel Barbosa assinou com o Colorado Rockies.
 
Vale lembrar que no ano passado Luiz Gohara (21) tornou-se o primeiro Brasileiro a estrear na MLB tendo passado pelo MLB Elite Camp Brasil 2012, projeto que deu origem a academia hoje sediada no Brasil.
 
Beisebol no Brasil - Nos últimos anos, a MLB vem trabalhando intensivamente ao lado CBBS para proporcionar cada vez mais oportunidades aos jovens atletas brasileiros que desejam tornar-se jogadores de beisebol profissionais. Desde 2011, o MLB Brasil Elite Camp, substituído em 2017 pela Academia Elite MLB Brasil, possibilitou que vários novos talentos assinassem contratos com clubes profissionais da liga americana e de outros países, proporcionando um expressivo avanço no nível de jogo no Brasil. 
 
Atualmente 19 atletas brasileiros possuem contratos ativos com franquias da MLB, com destaque para Paulo Orlando (Kansas City Royals), Yan Gomes (Cleveland Indians) Thyago Vieira (Chicago White Sox) e Luiz Gohara (Atlanta Braves), além de André Rienzo, primeiro arremessador brasileiro a jogar na MLB que atualmente joga na Liga Mexicana de beisebol considerada como nível Triple A da MLB.
 
Serviço
Seletiva Academia MLB Brasil 2019
Testes: De segunda à Quinta-feira, dias 26, 27, 28 e 29 de novembro das 14 às 17:30
Local: Complexo CBBS Nacional de Formação em Ibiúna, SP (CT Yakult)
Endereço: Rodovia Bunjiro Nakao, Km 58,5 – Ibiúna – SP
E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Telefones: (15) 9 8131-3070 e (11) 9 96121065
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook