Brasil faz campanha histórica no mundial de duplas mistas de Curling

Aline Gonçalves e Marcio Cerquinho / Foto: Tom Rowland/ WCF

Suécia - Pedra a pedra, o Brasil comprovou esta semana a sua evolução no curling, na disputa do Mundial de Duplas Mistas, em Östersund, na Suécia. Com três vitórias em sete partidas, Aline Gonçalves e Marcio Cerquinho terminaram sua participação nesta quinta-feira, dia 26, em 17º lugar, melhor colocação do país na história.
 
A parceria brasileira ficou bem perto de conseguir uma vaga entre os 16 melhores times e avançar para o mata-mata. A vaga escapou no critério de desempate do Draw Shot Challenge (também conhecido como Last Stone Draw), que é a média das distâncias dos lançamentos de cada país antes das partidas.
 
"Ficamos muito perto da classificação, em 17º lugar, e conseguimos pontos importantes para o Brasil no ranking de duplas mistas da WCF (World Curling Federation). Tínhamos chances de passar à próxima fase dependendo de uma combinação de resultados, e isso quase aconteceu. No geral, foi uma boa campanha", disse Aline Gonçalves.
 
O Brasil ficou numa chave difícil na competição, enfrentando adversários da Alemanha, Áustria, Canadá, Coreia do Sul, Guiana, Irlanda do Norte e República Tcheca. Isso não impediu que Aline e Márcio derrotassem países com tradição nos esportes de inverno, com vitórias sobre os alemães (8 a 4), austríacos (8 a 5) e irlandeses (7 a 6).
 
O resultado mais emblemático, porém, foi contra o Canadá, país que lidera o ranking mundial de duplas mistas. O placar final foi de derrota por 7 a 5, mas os brasileiros chegaram ao último end na frente do marcador, num duelo muito equilibrado contra Laura Crocker e Kirk Muyres.
 
"Nós levamos muitas lições desse campeonato. Não há mais grupos fáceis. Tivemos momentos frustrantes, mas também mostramos que podemos jogar de igual para igual com as potências do esporte. Foi nosso primeiro ano juntos e, com mais experiência e mais jogos em condições similares, podemos achar nosso ritmo e desenvolver um sistema para progredir como dupla", afirmou Aline.
 
O Campeonato Mundial de Duplas Mistas de Curling vai até o fim de semana em Östersund. É a 11ª edição do evento. O Brasil estreou em 2014 e, desde então, mostra evolução. Em 2014 e 2015, conquistou apenas uma vitória em cada edição do Mundial. Em 2016, venceu dois jogos. Em 2017, foram três triunfos e a 28ª colocação. Este ano, o país entra pela primeira vez no top 20 e mostra que está perto de mudar de patamar na modalidade.
 
Confira os resultados do Brasil no Mundial 2018:
 
21/4 (sábado): Brasil 1 x 6 República Tcheca
 
22/4 (domingo): Brasil 8 x 4 Alemanha
 
22/4 (domingo): Brasil 5 x 7 Canadá
 
23/4 (segunda-feira): Brasil 8 x 5 Áustría
 
24/4 (terça-feira): Brasil 2 x 10 Coreia do Sul
 
25/4 (quarta-feira): Brasil 3 x 6 Guiana
 
26/4 (quinta-feira): Brasil 6 x 7 Irlanda
 
Veja Também: