Embalado pelo título sul-americano, Renzo Agresta disputa o Sabre de Moscou

Esgrimista retoma o circuito internacional em busca de pontos para subir no ranking internacional / Foto: Adriano Winckler / COB

Rio de Janeiro - Renzo Agresta retoma o circuito internacional nesta sexta-feira, dia 21, na disputa do Sabre de Moscou, na Rússia. O esgrimista teve uma semana puxada depois da conquista do título do sabre nos Jogos Sul-americanos Santiago 2014, na última quinta-feira.

Deixou o Chile na sexta, dia 14, e na tarde da segunda-feira, dia 17, já estava treinando em Roma, antes de seguir nesta quinta-feira para Moscou. "Foi um período bem cansativo, mas estou animado. Não só com o título em Santiago, mas também em seguir na busca de pontos no ranking internacional", diz o esgrimista.

Renzo, que começou a temporada como 26º da Federação Internacional de Esgrima, já é o 19º da classificação. O objetivo é chegar ao grupo dos 16 primeiros para entrar diretamente na chave principal das competições, sem ter de passar pela fase de qualificação.
 
No Sabre de Moscou, o esgrimista terá a companhia do técnico Roberto Amalfitano, do Clube Scherma Roma, sua base na Itália. Como não participou da competição em 2013, não terá pontos a defender no ranking, o que pode ser uma vantagem. "A expectativa inicial é a mesma de outras competições: entrar na zona de pontuação e depois tentar ir o melhor possível, sempre com o objetivo de subir no ranking", observa Renzo.
 
Depois de Moscou, Renzo retorna ao Brasil. "Vou ter cerca de um mês até a próxima competição na Europa. Nesse período, vou disputar o Torneio Nacional Cidade de São Paulo, no dia 20 de abril, no Círculo Militar. É uma competição válida pelo ranking nacional, importante porque esse ranking serve para convocações para torneios internacionais. Depois, volto para a Europa", explica Renzo.
 
No calendário do esgrimista estão etapas da Copa do Mundo em Atenas (GRE), Chicago (EUA), Varsóvia (POL) e Plovdiv (BUL), antes de um dos principais desafios da temporada: a defesa do título pan-americano em San Juan (PRI), em junho. O outro desafio é o Mundial de Esgrima, em agosto.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook