Brasileiros no Trophee Luxardo de Esgima, em Padova, na Itália

Renzo Agresta é uma das esperanças do Brasil na Itália / Foto: Divulgação

São Paulo - Os esgrimistas Renzo Agresta, Tywillian Guzenski e Willian Zeytounlian serão os representantes do Brasil na primeira competição de sabre masculino do ano, o Trophee Luxardo, que acontece nesse final de semana (dias 15, 16 e 17 de Fevereiro) em Padova, na Itália. Os brasileiros fazem parte do Projeto Plataforma 2016, que tem o objetivo de apoiar atletas em seu caminho para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 
A competição, que tem status de Copa do Mundo, integra o circuito anual da Federação Internacional de Esgrima (FIE) e soma pontos importantes para o ranking. “O grande diferencial do Plataforma 2016 é a participação dos atletas em competições internacionais. Com isso, eles adquirem a experiência necessária para alcançar bons resultados no futuro”, afirma Maria Paula Gonçalves, a Magic Paula, diretora-executiva do Instituto Passe de Mágica, responsável pela gestão do Projeto.
 
De acordo com Ricardo Machado, coordenador técnico de esgrima do Plataforma 2016, os principais adversários dos brasileiros no Trophee Luxardo virão da Alemanha, Hungria, Romênia, Itália e Rússia. “Este evento contará com a participação dos melhores atletas do mundo. O Renzo Agresta, por exemplo, está entre os 20 melhores do ranking”, afirma Machado.